Wagner Tiso - Os Pássaros
A partir de hoje inicio uma nova seção no blog intitulada "MPB Instrumental" destacando os principais nomes da música instrumental brasileira. Hoje trago um pouco da vida e carreira de Wagner Tiso Veiga, mineiro da cidade de Três Pontas, onde nasceu no dia 12 de dezembro de 1945.
Pianista, tecladista, compositor, arranjador, maestro e diretor musical, Wagner Tiso começou a estudar música por conta própria em Minas Gerais, onde tocava com Milton Nascimento. Mais tarde teve auxílio e instrução do maestro Paulo Moura. Concentrou-se em piano e teclados e integrou as primeiras bandas em Belo Horizonte.
Foi para o Rio de Janeiro em 1964 e lá atuou em diversos grupos (Sambacana, Quarteto de Edison Machado, Paulo Moura, Som Imaginário) e como acompanhante de artistas, como Marcos Valle, Maysa, Cauby Peixoto, Milton Nascimento. Participa de muitas gravações e faz participações especiais em discos e shows. Em 1978 lança o primeiro disco solo, Wagner Tiso, pela EMI.
Nos anos seguintes gravou muitos outros discos e compôs trilhas sonoras para cinema, teatro e televisão, recebendo muitos prêmios nessa área. É bastante conhecido no exterior, principalmente na Europa, onde se apresenta com frequência. Atua também na área da música erudita e já compôs e orquestrou suítes sinfônicas.
Entre seus trabalhos mais recentes estão o álbum Tocar a Poética do Som, gravado ao vivo em 2003 em parceria com o guitarrista e violonista Victor Biglione; Outras Canções de Cinema, com participação de Márcio Malard gravado em 2011; e Milton Nascimento e Wagner Tiso - Ensaio, lançado em 2012, extraído do programa homônimo exibido pela TV Cultura em 1995.
Entre suas composições mais conhecidas estão "Coração de Estudante" (com Milton Nascimento), "Bolero", "Mar Azul", "Nova Estrela", "Armina", "Matança de Porco", "Trem Mineiro" e "Baobab".
----------------------------------------------------------------
Fonte: CliqueMusic (com adaptações)
Nenhum comentário:
Postar um comentário