25 de set. de 2009

Momento Flashback: Alphaville


Alphaville - Forever Young

Alphaville é um grupo musical alemão de synthpop e new romantic que ganhou popularidade nos anos 1980. Inicialmente, o Alphaville foi composto por Marian Gold e Bernhard Lloyd. Chega Frank Mertens, que se associa à banda, em meados de 1982 e 1983. Os três, então, começam a preparação de um disco, e lançam, em 1984, Forever Young (inicialmente seria o nome da banda que logo mudou para Alphaville e seria incluida no filme Listen To Me, em 1989).

A música-título do disco passou então a ser o maior sucesso da banda, dando-lhe projeção no cenário alemão e mundial, com vendas significantes do seu novo trabalho. Do mesmo disco também sairam outros quatro grandes sucessos: "A Victory of Love", "Sounds Like a Melody", "The Jet Set", e o mega-hit "Big in Japan", um dos clássicos singles da geração 80.

No ano seguinte, o tecladista Frank Mertens sai do grupo e, em seu lugar, entra Ricky Echolette, mas fica evidente da mudança na qualidade sonora do grupo a partir daí quando grava, em 1986, o segundo álbum Afternoons in Utopia (cuja capa é a foto acima), emplacando o single "Dance With Me" que havia lançado pouco antes do lançamento do disco. Outros destaques foram as músicas "Universal Daddy", "Jerusalem" e "Red Rose", além da faixa-título.

O terceiro trabalho veio com uma coleção de seus singles - Single Collections - lançado em 1988. A banda já não tinha mais o auge dos dois primeiros discos no final da década de 1980. Marian Gold lança um disco solo e muitos já creditam o fim do Alphaville, embora tenha lançado outros discos posteriormente. Tendo mais de 10 discos em sua carreira, incluindo coletâneas, a banda mudou completamente sua sonoridade na década de 1990, mas, para muitos fãs e saudosistas, só será lembrada como a banda que marcou pelos hits "Forever Young" e "Big in Japan" (que segue o clipe a seguir). Este é o momento flashback deste dia para todos relembrarem.






Nenhum comentário:

Postar um comentário