5 de nov. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 11

O Rock e suas Variantes

Sabemos que o rock tem sua origem a partir do blues e nada mais é do que um conjunto de estilos musicais derivados do rock'n roll da década de 1950.

O rock'n roll é um estilo musical com predominância vocal, nascido nos Estados Unidos, do encontro da música negra (blues e rhythm and blues) com elementos tomados do folclore dos brancos (hillbilly, country and western). Das misturas oriundas desses estilos surgem algumas variantes como o rockabilly (mistura de rock com hillbilly), por exemplo.

O rock'n roll utiliza uma instrumentação onde predominam as guitarras elétricas e a bateria. Dois músicos tiveram papel fundamental em seu surgimento: Fats Domino que, com o sucesso "Ain't That a Shame" contribuiu para popularizar o rhythm and blues, e Hank Williams que criou um tipo de canção na qual a alternância estrofe-refrão narra uma história, enriquecida pelos arranjos e efeitos.

Em 1954, com o sucesso "Rock Around the Clock", Bill Haley oficializou o estilo do rock'n roll, surgindo posteriormente vários grupos e cantores. A partir daí, o rock'n roll diversificou-se no rockabilly, interpretado pelos brancos, principalmente no sul dos EUA com Elvis Presley, Rick Nelson, Gene Vincent, Jerry Lee Lewis, entre outros, e no rock and roll negro, originário do blues, com Little Richard, Chuck Berry e Bo Didley, e logo depois o estilo chega à Inglaterra.

A partir de 1962, o rock and roll tomou novo impulso com o surgimento dos Beatles e dos Rolling Stones. Buscando suas raízes e sua energia no rock'n roll da era de Elvis Presley, esse tipo de música foi chamado de "rock" na Grã-Bretanha e de "pop-music" na França.

Desde 1965 e ao longo da década de 1970, surgiram novas formas nos Estados Unidos e na Inglaterra como o jazz-rock, folk-rock, e outros. Segundo as modas e os estilos, o rock tornou-se hard (pesado) ou soft (suave), punk ou funk, sinfônico ou psicodélico, decadente ou new wave, discoteca ou reggae, e outras variantes, devido às fortes influências de outros ritmos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário