3 de nov. de 2009

Como Nossos Pais


Elis Regina - Como Nossos Pais



Não quero lhe falar meu grande amor
Das coisas que aprendi nos discos.
Quero lhe contar como eu vivi
E tudo que aconteceu comigo.
Viver é melhor que sonhar
Eu sei que o amor é uma coisa boa,
Mas também sei que qualquer canto é menor do que a vida
De qualquer pessoa.

Por isso cuidado meu bem,
Há perigo na esquina
Eles venceram,
E o sinal está fechado pra nós que somos jovens.
Para abraçar meu irmão
E beijar minha menina, na rua
É que se fez o meu lábio, o meu braço e a minha voz.

Você me pergunta pela minha paixão
Digo que estou encantado com uma nova invenção
Eu vou ficar nesta cidade, não vou voltar pro sertão
Pois vejo vir vindo no vento, o cheiro da nova estação
Eu sei de tudo na ferida viva do meu coração.

Já faz tempo eu vi você na rua,
Cabelo ao vento, gente jovem reunida
Na parede da memória
Essa lembrança é o quadro que dói mais.

Minha dor é perceber que apesar de termos feito
Tudo, tudo, tudo, tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos,
Ainda somos os mesmos e vivemos,
Como nossos pais.

Nossos ídolos ainda são os mesmos
E as aparências, as aparências não enganam não.
Você diz que depois deles,
Não apareceu mais ninguém.

Você pode até dizer que eu estou por fora
Ou então que eu estou enganando
Mas é você que ama o passado e que não vê
É você que ama o passado e que não vê
Que o novo sempre vem.

Hoje eu sei que quem me deu a idéia
De uma nova consciência e juventude.
Está em casa guardado por Deus
Contando os seus metais.

Minha dor é perceber que apesar de termos feito
Tudo, tudo, tudo, tudo que fizemos
Ainda somos os mesmos e vivemos,
Ainda somos os mesmos e vivemos,
Ainda somos os mesmos e vivemos,
Como nossos pais.
***********************




Em fevereiro de 1976, com 30 anos, dois filhos e no segundo casamento, Elis Regina lançou o disco Falso Brilhante, resultado do enorme sucesso do espetáculo homônimo que ficou em cartaz no Teatro Bandeirantes, em São Paulo, por mais de dois anos. As músicas que abrem o LP, "Como Nossos Pais" e "Velha Roupa Colorida", foram feitas por um compositor que havia gravado apenas dois discos e passava dificuldades em São Paulo.


Entre a chegada do cearense Belchior (Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes) ao Rio de Janeiro e o registro histórico de "Como Nosso Pais" na voz de Elis, passou-se meia década. Em 1971, ele começou a despontar no meio musical ao vencer o 4° Festival Universitário da MPB com a canção "Na Hora do Almoço", interpretada por Jorge de Melo e Jorge Teles. Cinco anos depois, Belchior viveria um ano definitivo em sua vida. Seu segundo álbum, Alucinação, vendeu 30 mil cópias em um mês e rendeu-lhe mais notoriedade graças ao lançamento quatro grandes sucessos: "Apenas um Rapaz Latino-Americano", "A Palo Seco", "Velha Roupa Colorida" e "Como Nossos Pais".


As duas últimas canções chamaram a atenção de Elis e foram escolhidas para abrir o disco Falso Brilhante, que contém parte do repertório do show. A emoção dos palcos foi carregada pela cantora para o estúdio, onde ela teve de gravar o álbum em pouco mais de 24 horas, pois o espetáculo era apresentado ininterruptamente de terça a domingo.


Quando Belchior resolveu ir à casa de Elis para lhe mostrar "Como Nossos Pais", ele passava por problemas financeiros. A situação estava tão complicada que a cantora até pagou a corrida do táxi para o amigo de vasto bigode. Ela já havia gravado uma canção do compositor cearense, "Mucuripe", em 1972, feita em parceria com o conterrâneo Raimundo Fagner.


Assim que ouviu "Como Nossos Pais" pela primeira vez, Elis sabia que tinha uma “granada sem pino” nas mãos, um sucesso certeiro prestes a estourar. Dona de temperamento forte e senso crítico incisivo, ela se identificava com o desabafo irônico da letra que criticava a letargia de uma geração que andava, mas não saía do mesmo lugar. Gente que desfraldara as bandeiras libertárias e iconoclastas da geração de 68, mas que, com a chegada da maturidade, se rendia a modelos de identidade e relacionamento tão conformistas e conservadores quanto os das gerações anteriores. “Minha dor é perceber/ Que apesar de termos / Feito tudo o que fizemos/ Ainda somos os mesmos/ E vivemos/ Ainda somos os mesmos/ E vivemos/ Como os nossos pais”.


A gravação da primeira faixa do LP Falso Brilhante marca uma transição musical na carreira da intérprete. "Como Nossos Pais" assinala a aceitação e a incorporação de mais um estilo no repertório de Elis, o pop. O que não quer dizer que os arranjos – feitos pelo marido e pianista César Camargo Mariano – tenham deixado de ser brilhantes e sofisticados. Exemplo disso são as gravações posteriores de canções como "Romaria", de Renato Teixeira, e "Aprendendo a Jogar", de Guilherme Arantes.


******************************************

Fonte:
Revista Bravo - 100 Canções Essenciais da Música Popular Brasileira
Colaboração: Fabio Eça.



Nenhum comentário:

Postar um comentário