Adriana Calcanhotto - Naquela Estação
Tendo ido ao Rio de Janeiro no final da década de 1980, Adriana consegue contrato com a gravadora CBS para lançar seu primeiro disco Enguiço. A primeira música a ser lançada nas rádios do país é de autoria de Caetano Veloso, Ronaldo Bastos e João Donato ("Naquela Estação") que mostra o lado intérprete da cantora. Das 10 faixas inclusas no disco, apenas duas são de sua própria autoria. Após o lançamento com bom sucesso, alguns críticos já apontavam como uma das revelações da música brasileira na década de 1990, outros acreditavam que seu sucesso seria breve, devido ao forte marketing em torno do disco, o que de fato não iria ocorrer com os discos seguintes que iriam repetir o feito do seu primeiro trabalho, mesmo tendo ganho o Prêmio Sharp de Música na categoria "Cantora Revelação".
Em 1992, dois anos após o disco de estréia, Adriana parte para um trabalho mais autoral com o lançamento do seu segundo disco Senhas, pela gravadora Sony, onde destacaria seu primeiro grande sucesso - "Mentiras" - incluída na trilha da novela global Renascer, de Benedito Ruy Barbosa, além da música "Esquadros".
Buscando ousar um pouco no seu trabalho a fim de fugir da exposição excessiva da mídia, Adriana grava o terceiro disco A Fábrica de Poema, em 1994, apresentando parcerias diversas e canções próprias, tendo como destaque as faixas "Metade" e "Inverno". O quarto disco Maritmo foge um pouco do estilo que a consagrou nacionalmente (voz e violão), mas não abandonando totalmente, apresentando músicas mais dançantes como "Parangolé Pamplona", "Vamos Comer Caetano", e destaca-se por outro grande sucesso comercial e incluido na trilha global da novela Torre de Babel, de Silvio de Abreu: "Vambora".
Nenhum comentário:
Postar um comentário