29 de out. de 2009

Manhã de Carnaval


Nara Leão - Manhã de Carnaval


Manhã, tão bonita manhã
Na vida, uma nova canção
Cantando só teus olhos
Teu riso, tuas mãos
Pois há de haver um dia
Em que virás

Das cordas do meu violão
Que só teu amor procurou
Vem uma voz
Falar dos beijos perdidos
Nos lábios teus

Canta o meu coração
Alegria voltou
Tão feliz a manhã
Deste amor

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Uma das músicas brasileiras mais executadas no exterior, "Manhã de Carnaval" poderia ter tido um destino bem diferente não fosse o oportunismo de um produtor de cinema. Um dos marcos do momento que precedeu a inauguração da bossa nova, já trazendo alguns traços do estilo, a canção de Luiz Bonfá (1922-2001) se tornou célebre depois de fazer parte da trilha sonora de Orfeu Negro, de 1959. Co-produção franco-ítalo-brasileira, o filme se baseava na peça Orfeu da Conceição, de Vinícius de Moraes, que transportava o mito grego de Orfeu para os morros cariocas.

O produtor do filme, Sacha Gordine, encomendou a Vinícius e a Tom Jobim, compositores das músicas da peça, uma nova trilha para a versão cinematográfica. Isso apesar de, entre as canções originais, constarem "Se Todos Fossem Iguais a Você" e "Lamento do Morro", duas das primeiras grandes parcerias dos compositores. A dupla não se fez de rogada e compôs três canções inéditas, mas o diretor Marcel Camus não as achou suficientes. Então Gordine encomendou a Luiz Bonfá, que já estava escalado para tocar violão na trilha, mais alguns temas.

O motivo de tanto trabalho era simples: as músicas de Orfeu da Conceição já estavam editadas no Brasil. Com uma nova trilha, o produtor poderia registrá-las na França – e ficar com 50% do valor arrecadados em direitos autorais. Tanto é que Orfeu Negro – depois ganhador da Palma de Ouro em Cannes e do Oscar de melhor filme estrangeiro – renderia projeção aos músicos brasileiros, mas pouquíssimo dinheiro. Isso porque, além da parte de Gordine, havia ainda os impostos e uma falsa parceria com três letristas franceses no registro.

Luiz Bonfá tirou duas composições já prontas da gaveta e pediu ao escritor e cronista Rubem Braga que nelas pusesse letra. Este achou melhor indicar Antônio Maria (1921-1964), que adiou quanto pôde a entrega das versos, para desespero de Bonfá, que tinha planejado passar uma temporada nos Estados Unidos. Antônio Maria, aliás, surpreendeu ao compor uma letra amena, bem diferente das habituais dores-de-cotovelos: “Manhã, tão bonita manhã/ Na vida, uma nova canção/ Cantando só teus olhos/ Teu riso, tuas mãos”.

Segundo Ruy Castro, no livro Chega de Saudade, João Gilberto se candidatou a interpretar as músicas do filme – como o ator que faria Orfeu não sabia cantar e a atriz era norte-americana, ambos teriam vozes dubladas. No entanto, o diretor achou-o pouco adequado ao tipo do personagem: negro, atlético, da favela do morro da Babilônia. O escolhido, então, foi Agostinho dos Santos, e a voz de Eurídice foi a de Elizeth Cardoso.

Com a projeção dada pelo filme e a aventura do violonista Bonfá nos Estado Unidos, a música se tornou um grande sucesso. Além disso, embarcou na carona da carreira internacional da bossa nova, que pouco tempo depois estouraria. "Manhã de Carnaval" se tornou um clássico do jazz ao ganhar uma versão em inglês chamada "A Day in the Life of a Fool".
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Fonte:
Revista Bravo - 100 Canções Essenciais da Música Popular Brasileira
Colaboração: Fabio Eça.

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