Jair Rodrigues - A Majestade, o Sabiá
Jair Rodrigues nasceu na cidade de Igarapava, estado de São Paulo, em 1939 e criado em Nova Europa, no mesmo estado. Sua carreira musical iniciou-se em 1954, em São Carlos, quando participou de alguns festivais de calouros.
Seu primeiro disco foi gravado em 1962, em São Paulo, embora já tenha lançado alguns compactos anteriormente, obtendo seu primeiro sucesso: "O Morro Não Tem Vez". Sua consagração nacional viria em 1965, quando gravou com Elis Regina, o disco Dois na Bossa, e passou a apresentar-se com a cantora no programa "O Fino da Bossa", pela TV Record, no mesmo ano. Em 1966, participou do II Festival da Música Popular Brasileira, da mesma emissora, defendendo a canção "Disparada", de Geraldo Vandré e Téo Barros, vindo a ganhar o primeiro lugar, empatando com a música "A Banda", de CHico Buarque, defendida por Nara Leão.
Após o festival, Jair notabilizou-se como um dos cantores que mais vendem discos no país. Sua carreira decolou, sendo reconhecido como intérprete de sambas, mas também gravando outros sucessos na década de 1960 e 1970 como "Tristeza", "Triste Madrugada", "O Menino da Porteira", "Majestade, o Sabiá", "Festa Para um Rio Negro", "Vai, Meu Samba", "Não Deixe o Samba Morrer", entre outros, tendo gravado mais de 40 discos em toda sua trajetória musical.
Este ano, o cantor está lançando um novo trabalho em que comemora seus 50 anos de sucesso e 70 de vida. Trata-se de um show gravado no Auditório de Ibirapuera, São Paulo, no dia do aniversário do cantor e registrado em cd e dvd onde faz uma retrospectiva de toda sua carreira, cantando sambas, sertanejo, romântico e contando, ainda, com participações especiais em algumas faixas.
Nota do blog (atualização em 19/05/2014): Com mais de 40 discos gravados em sua carreira, Jair Rodrigues morreu no dia 08 de maio de 2014 aos 75 anos de idade, na sauna de sua casa em Cotia, São Paulo. Deixou mulher e os dois filhos, também cantores (Jair Oliveira e Luciana Mello).
Nenhum comentário:
Postar um comentário