14 de out. de 2009

Sobre Max

Max de Castro é filho mais novo do cantor Wilson Simonal (que fez muito sucesso na década de 1970)e nasceu no Rio de Janeiro, porém, desde criança passou a morar em São Paulo. Com 19 anos, criou sua primeira banda denominada Confraria, ao lado de Pedro Mariano e Daniel Carlomagno, e passou a ter influências de Djavan, Cassiano e Jorge Ben Jor. Tendo ficado pouco tempo na banda, Max partiu pra carreira solo.


No ano 2000, lança seu primeiro disco Samba Raro, sob sua própria produção e que foi muito bem recebido pelo público e pela crítica que teceu ótimos elogios, onde mesclava samba, soul, eletrônica e bossa nova. Teve como destaque as músicas "Samba Raro" e "Pra Você Lembrar" (que chegou a ter versão remix pelo DJ Patife). Diante do seu primeiro reconhecimento, Max veio a ganhar, no mesmo ano, o prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA), na categoria "Cantor Revelação". No ano seguinte, surgiram vários convites de artistas para que Max viesse a produzir seus discos, como Kid Abelha, Roberto Frejat, Tom Zé, entre outros.


Em 2002, veio o segundo disco Orquestra Klaxon, contendo parcerias com Erasmo Carlos, Nelson Motta, Seu Jorge, Marcelo Yuka (ex- O Rappa), além de convidados especiais em algumas faixas como Liminha, Daniel Jobim, entre outros. Em 2005, volta a ser premiado pela APCA, na categoria "Artista do Ano" após o lançamento de seu terceiro disco Max de Castro, onde ele compõe praticamente todas as faixas, contendo parceria com Lulu Santos e Nelson Motta, além da participação musical do percussionista pernambucano Naná Vasconcelos. Entre os destaques deste disco estavam os sucessos "Iluminismo" e "Ciranda ao Redor da Galáxia". Em viagem pela Europa, Max colaborou com trabalhos de alguns artistas, durante a apresentação de sua turnê.


Seu quarto álbum intitulado Balanço das Horas, lançado em 2006, mostra uma maior mistura de estilos musicais, demonstrando maturidade no seu trabalho. A faixa-título ganhou indicação de melhor clipe de MPB para o prêmio VMB, concedido pela MTV.


Com pausa em seus trabalhos, Max produziu o disco Melhor de seu irmão Simoninha, em 2008. Atualmente, já se figura como um dos novos talentos da mpb e incluido nos nomes mais importantes da renovação da música brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário