12 de fev. de 2010

História do Carnaval de Salvador (Cronograma) *

Apresento a todos, alguns acontecimentos mais importantes do carnaval de Salvador com os 60 anos do Trio Elétrico e 25 de Axé Music comemorados neste ano de 2010, numa linha do tempo:

- 1938 - O músico e técnico de rádio Adolfo Nascimento (Dodô) e o músico e engenheiro mecânico Osmar Macedo se conheceram em uma rádio, tornando-se parceiros musicais e também integrantes de um conjunto criado por Dorival Caymmi (Os Três e Meio).
- 1942 - Dodô cria o pau elétrico que era um violão eletrizado, com cordas adaptadas para criar um som limpo, sem microfonia. Seria o embrião da futura guitarra elétrica.
- 1949 - Criação do primeiro bloco de Salvador - os Filhos de Gandhi - em homenagem ao líder pacifista indiano Mahatma Gandhi, assassinado no ano anterior.
- 1950 - Usando da amplificação do som de diversos instrumentos de corda e equipando um Ford 1929 (o Fobica) com caixas acústicas, Dodô e Osmar enfeitam o veículo (que seria o embrião do futuro trio elétrico) e desfilam pelas ruas de Salvador no carnaval conhecida como a "dupla elétrica".
- 1951 - Convidam o amigo e músico Temístocles Aragão, vindo a formar o primeiro "trio elétrico".
- 1952 - Descoberto pelo empresário Miguel Vita, o trio recebe patrocínio dos refrigerantes Fratelli e passa a usar um veículo grande com 8 auto-falantes, geradores e várias iluminações, ampliando sua criação, deixando o velho Fobica e passa a tocar nas ruas de Salvador (Campo Grande e Praça Castro Alves) e outros estados tocando frevos. Temístocles abandona o trio, mas o nome fica.
- 1953 - Ano em que foi fundado o Cordão Carnavalesco Filhos do Tororó, primeiro bloco de samba de Salvador e que logo se tornaria uma das mais tradicionais e premiadas escolas de samba na década de 1960, sob a presidência de Arnaldo Silva (Sêu Arnaldo), vindo a revelar um dos grandes cantores e compositores da Bahia: Ederaldo Gentil.
- 1957 - Criação da tradicional Escola de Samba Ritimistas do Samba.
- 1958 - O carnavalesco Orlando Campos cria o Trio Tapajós e se tornaria um dos mais importantes trios ao lado de Dodô e Osmar, devido às grandes inovações em torno da estrutura do trios. A partir daí surgem novos trios que começam a fazer sucesso na Bahia e no Brasil.
- 1959 - Surge a Mudança do Garcia, bloco formado pela associação dos moradores do bairro do Garcia, em Salvador, que desfila toda segunda-feira no Campo Grande, fazendo protesto crítico e político de forma irreverente e divertida. A história deste bloco vem após a 2ª Guerra Mundial quando algumas pessoas (os arranca-tocos) buscavam encontrar vários objetos para desfilar no carnaval com diversão e alegria até 1950 quando ficou conhecido como "Faxina do Garcia" e logo mudando o nome para "Mudança do Garcia". No mesmo ano é fundada a Juventude do Garcia, uma das grandes e tradicionais escolas de samba de Salvador.
- 1961 - Surge o primeiro desfile público do Rei Momo no carnaval, papel desempenhado pelo motorista de táxi e funcionário público Ferreirinha.
- 1962 - Criação do bloco Os Internacionais (também chamado de Inter) no bairro de Santo Antônio, em Salvador. O bloco marcaria pela inovação das fantasias carnavalescas e marchinhas de carnaval, com uso de mortalhas e cordas sendo desfilado apenas por homens, até início da década de 1980 quando passará a ser aberto para mulheres e comandado pela banda Chiclete Com Banana. Passaram também pelo bloco: Cid Guerreiro, Daniela Mercury, Asa de Águia, Netinho, Timbalada, Margareth Menezes, Tribahia, Rapazolla, Negra Cor, Claudia Leitte e, atualmente, por Tomate (ex-vocalista da banda Rapazolla).
- 1963-1964 - Hamilton e vários amigos fundam o bloco Corujas que se torna um dos tradicionais do carnaval de Salvador. Surgem dois blocos que "rivalizam" pelos seus associados: o bloco do Barão e o bloco do Jacu que vêm a acabar na década de 1980.
- 1965 - Criação do bloco As Muquiranas através de uma brincadeira de amigos que gostavam de se vestir de mulher no carnaval e curtir a folia com muita irreverência e humor, fazendo sucesso até hoje.
- 1968 - Em 28 de outubro deste ano, é criado o bloco indígena Apaches do Tororó, por Agildo, Antônio Belmiro e Edvaldo Góes, apresentando um engajamento social nas suas apresentações.
- 1969 - Apresentação de Armandinho, filho de Osmar Macedo e que era integrante do Trio Elétrico Mirim em 1962 aos 9 anos de idade, no programa "A Grande Chance", de Flavio Cavalcanti pela TV Tupi. Em 1975, Armandinho integraria o que viria a ser conhecido até hoje como Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar. Ainda neste ano, o cantor e compositor Caetano Veloso compõe e grava a música "Atrás do Trio Elétrico" que se tornaria um dos hinos dos trios criados na época e do carnaval.
- 1970 - O grupo Novos Baianos formado por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor e Galvão lança seu primeiro disco É Ferro na Boneca.
- 1972 - Orlando Campos (já conhecido como Orlando Tapajós) cria o antológico trio Caetanave em homenagem a Caetano Veloso que voltava do exílio, vindo a gravar o primeiro disco de trio elétrico (Caetanave) e fazendo apresentações em tv. O grupo Novos Baianos lança seu segundo disco influenciado por João Gilberto e se tornando um dos grandes sucessos da MPB: Acabou Chorare.
- 1974 - É criado no bairro da Liberdade, em Salvador, o primeiro bloco afro brasileiro: Ilê Aiyê. A proposta do bloco é a afirmação dos valores e da cultura negra. Sua estréia no carnaval ocorre no ano seguinte, com a composição do baiano Paulinho Camafeu "Ilê Ayê (Que Bloco É Esse?)", vindo a ser regravada por Gilberto Gil em 1977 no seu disco Refavela.
- 1975 - Após sair do grupo Novos Baianos, o cantor e compositor Moraes Moreira se torna o primeiro cantor do trio, cantando junto com o Trio Elétrico Armandinho, Dodô e Osmar e que viria a compor grandes clássicos do carnaval baiano como "Pombo Correio", "Vassourinha Elétrica" e "Chame Gente", além do lançamento do disco Jubileu de Prata, dirigido por ele. Antes os trios eram instrumentais. Neste ano, Antônio Carlos Santos de Freitas inicia-se como músico percussionista vindo a ser conhecido como Carlinhos Brown, tendo como seu mestre Osvaldo Alves da Silva, conhecido como Pintado do Bongô. É criado o bloco Comanches do Pelô, que busca preservar a tradição indígena dos Comanches no carnaval, liderado pelo atual presidente Jorginho Comancheiro.
- 1977 - Caetano Veloso lança um disco totalmente voltado para o carnaval com Muitos Carnavais, com destaque para os sucessos "Atrás do Trio Elétrico", "Um Frevo Novo", "Chuva, Suor e Cerveja" e da faixa-título.
- 1978 - Morre Dodô, um dos criadores do trio elétrico ao lado de Osmar. Surgem novos nomes que irão despontar no carnaval baiano: Jota Morbeck (que estréia no trio Tapajós), Virgilio, Lui Muritiba, Zé Honório, Ademar, Gerônimo e Carlos Pita.
- 1979 - Nascimento do bloco afro Malê Debalê e a fundação do grupo musical e cultural Olodum, no Pelourinho, em Salvador. Criação do Camaleão que se torna um dos tradicionais blocos do carnaval por onde passará artistas como Luiz Caldas e a futura banda Chiclete Com Banana. Também é criado o bloco e banda Papaléguas (atual Papa, puxado por Claudia Leitte) por um grupo de amigos do Colégio Salesiano.
- 1980 - Surge no bairro de Periperi, em Salvador, o bloco afro Ara Ketu que estréia no carnaval no ano seguinte tornando-se campeão com a música "O Princípio do Mundo". No mesmo ano, o bloco Ilê Aiyê torna-se patrimônio da cultura afro baiana. O Olodum apresenta o cantor e compositor Tonho Matéria como seu primeiro vocalista e, devido a uma racha com o bloco, os dissidentes separatistas criam o bloco reggae Muzenza, no bairro da Liberdade. Ainda no mesmo ano, velhos amigos de um grêmio localizado na Estrada Velha do Aeroporto criam o EVA que se tornaria um dos grandes blocos do carnaval de Salvador. E na Cidade Baixa, Windson Silva, Walter Brito e demais amigos criam o bloco Cheiro de Amor que lança sua banda Pimenta do Cheiro, no carnaval de Salvador, que mais tarde se tornaria a banda Cheiro de Amor. Pela banda, passaram os vocalistas Gildo (já falecido), Gugui, Laurinha (que, em breve, entra para a banda Novos Bárbaros onde grava dois discos), Márcia Freire, Kako, Serginho, Carla Visi e, atualmente, Alyne Rosa.
- 1981 - Surge a banda Pinel, paralela ao bloco homônimo, tendo como vocalista o cantor e compositor Ricardo Chaves, o guitarrista e compositor Durval Lelys (que posteriormente cria a banda Asa de Águia, em 1987) e a back vocal Daniela Mercury. O maestro e mestre de bateria Neguinho do Samba sai do bloco Ilê Aiyê e vai para o Olodum onde criaria mais tarde o samba-reggae, gênero que marcaria a batida da banda e seu reconhecimento pelo mundo. Criação do bloco Traz a Massa. O Trio Tapajós comemora 25 anos e lança o disco comemorativo Jubileu de Prata tendo na frente: Luiz Caldas e Jota Morbeck.
- 1982 - Ocorre a ampliação e sofisticação do estúdio de Wesley Rangel (WR), tornando-se uma grande gravadora e principal responsável pelo desenvolvimento da música baiana. O cantor e compositor Luiz Caldas cria a banda Acordes Verdes, que tinha os melhores músicos da época como o percussionistas Carlinhos Brown e Tony Mola (mais tarde criaria a banda Bragadá), o baterista Cesinha e o tecladista Alfredo Moura e que vira a grande atração do Trio Tapajós e do bloco Beijo em 1983, ano de sua criação, e emplaca com a música "O Beijo". A banda Scorpius, que tocava em bailes de carnaval e no bloco Traz os Montes, vira Chiclete Com Banana (liderada pelos irmãos Bell e Wadinho Marques), e grava seu primeiro disco, tornando-se principal atração do Trio Elétrico e blocos Traz a Massa, Internacionais e Camaleão (este último, a partir de 1990 até os dias atuais).
- 1985 - Marco do axé-music (gênero que representaria o estilo musical criado na Bahia) com a música "Fricote", de Luiz Caldas e Paulinho Camafeu, incluída em seu disco Magia no ano seguinte, originando a primeira coreografia apresentada no carnaval de Salvador com o deboche. O cantor se torna o "pai do axé-music".
- 1986 - É criada a banda Beijo, liderada por Netinho. Tatau se torna vocalista da banda Ara Ketu, lançando um sucesso do bloco para o carnaval com a música "Uma História de Ifá (Elejigbô)" que seria gravada depois por Margareth Menezes. Chiclete Com Banana explode nacionalmente com o disco Gritos de Guerra. O samba-reggae surge em Salvador com o ritmo da música "Faraó (Divindade do Egito)" composta por Luciano Gomes nos ensaios do Olodum e gravada com sucesso pela Banda Mel, um ano depois. No Pelourinho, o conceituado percussionista Mestre Prego cria o projeto e a banda Meninos do Pelô formada por garotos. O cantor e compositor Gerônimo, que já era conhecido pelas suas composições como "É d'Oxum" e "Mensageiro da Alegria", lança seu grande sucesso que marcaria o carnaval no ano seguinte chamado "Macuxi Muita Onda (Eu Sou Negão)" e, mais tarde, iria compor "Menino do Pelô", em homenagem à banda homônima, tornando sucesso na voz de Daniela Mercury.
- 1987-1989 - Em 1987, surge a banda Reflexu's que lança seu primeiro disco Mãe África. Criação do Crocodilo por Renato Linhares que se torna um dos grandes blocos do circuito Campo Grande onde passou nomes como Jorge Zarath, Asa de Águia, Ricardo Chaves e atualmente comandado por Daniela Mercury que desfila no circuito Barra/Ondina. Em 1988 a banda Mel lança E Lá Vou Eu, considerado seu maior disco e o publicitário Nizan Guanaes compõe o jingle e clipe "We Are the World of Carnaval" para promover o turismo e o carnaval de Salvador com a reunião de diversos artistas. Em 1989, Olodum é conhecido mundialmente ao participar do clipe de Paul Simon ("The Obvious Child") e Carlinhos Brown lança o grupo e movimento denominado Timbalada, no Candeal, gravando seu primeiro disco em 1993.
- 1992-1993 - Daniela Mercury, ex-vocalista da banda Companhia Clic lança seu segundo disco O Canto da Cidade e se consagra nacionalmente como a rainha do axé-music, vendendo 1 milhão de cópias. Ivete Sangalo é convidada pra ser vocalista da banda Eva e líder do bloco Eva, onde já passou nomes como Jota Morbeck, Ricardo Chaves, Marcionílio e Asa de Águia. É criado o Troféu Dodô e Osmar, considerada a premiação mais importante do carnaval baiano. Também é oficializado o circuito Dodô, no carnaval de Salvador, que é o trecho que vai da Barra a Ondina e criado pelo empresário Alberto Tripodi (vindo a falecer em 2009, sendo pai da cantora Viviane Tripodi e criador dos Trios Tripodão e Novos Bárbaros onde passaram Sarajane, Book Jones, Laurinha, Simone Moreno e Jota Morbeck). Em 1993, a Timbalada grava seu primeiro cd e fica conhecida nacionalmente. Também é criado Projeto Didá com o bloco e a banda feminina Didá, por Neguinho do Samba, sendo transformada em uma associação cultural sem fins lucrativos, abrangendo a Escola de Artes e a Associação Educativa e Cultural, localizadas no Centro Histórico de Salvador.
- 1997-1999 - Morre Osmar Macedo, criador do trio elétrico junto com Dodô. Em 1999, é criado no bairro da Liberdade, o bloco Os Mascarados que será puxado pela cantora Margareth Menezes. Ivete sai da banda Eva e parte para carreira solo.
- 2000 aos dias atuais - O carnaval de Salvador se torna uma grande indústria mercadológica, lançando artistas como produtos de vendas e consolidando a carreira dos artistas que já estavam na estrada junto com seus blocos, atraindo turistas do Brasil e do mundo inteiro. Em 2010, comemora-se 60 anos de trio elétrico e 25 anos de axé-music.
-----------------
Fontes: A Tarde, Carnaxé, Clique Music, blog Tempo Música, site de Luiz Américo e Wikipédia.
* Sujeito a alterações.



19 comentários:

Anônimo disse...

Adorei as informações sobre o carnaval. Estou tentando saber sobre o bloco secos e molhados da baixa de quintas, você sabe algo?

Junior Bastos disse...

Infelizmente não, mas assim que souber, acrescentarei aqui, pois a matéria ainda está sujeita a novas edições para acrescentar mais dados. Abraços.

Anônimo disse...

Isto já é de grande contribuição para nossa historia Junior. Grandiosa contribuição!!!

FErnando Monteiro

Anônimo disse...

Bom trabalho, mas creio que esse cronologia está cometendo uma grande injustiça que é deixar de citar Jota Morbeque como uma das figuras importante de todo esse movimento, por favor preste atenção nisso.

Alex Macedo
Socioólgo, músico e compositor

da villah disse...

QUANDO COLHER MAIS MATERIAL DE PESQUISA,POR GENTILEZA INFORME TAMBÉM SOBRE NOSSAS ESCOLAS DE SAMBA E BLOCOS DE SAMBA. COMO O ALVORADA O PIONEIRO 1975 E DEMAIS BLOCOS COMO VAI LEVANDO,FILHOS DO MAR, FILHOS DO FOGO,DIPLOMATAS DE AMARALINA,JUVENTUDE DA BOA VIAGEM,FILHOS DO TORORÓ, JUVENTUDE DO GARCIA E TANTOS OUTROS. OBRIGADO! ADOREI AS INFORMAÇÕES JÁ CONHECIA TODOS,NÃO LEMBRAVA OS ANOS DE FUNDAÇÃO.
VAVÁ DA VILLAH LOCUTOR E COMPOSITOR

Junior Bastos disse...

Aos poucos vou adicionando mais informações. Acrescentei pontos sobre o Jota e também alguns blocos.

Abraços aos que comentaram!

Seu Malaquias Batista do Vale disse...

Grande post. Fiz um também, sobre a Banda Reflexu's. http://1milhaodedownloads.blogspot.com/

Ronaldo Neves disse...

Sou pernambucano, porém morei em Salvador de 1975 a 1987, tive a oportunidade de viver o melhor período do carnaval da Bahia, onde se tocava por prazer e não por dinheiro. Observando a cronologia acho que algumas datas não batem, o bloco Traz a Massa não é de 1981, a saída dos blocos no Campo Grande sempre foi por ordem de idade e o Traz a Massa sempre saiu na frente do Camaleão e do EVA, briquei no 1° carnaval do EVA e ainda guardo a mortalha com muito carinho até hoje, lembro da banda EVA com Jota no vocal; Aderson e Gato (que saíram do Chiclete) nas guitarras. Quando o bloco passou pelo Campo Grande e estava prestes a entrar na Avenida Sete houve uma confusão dos cordeiros com pessoas de fora do bloco e foram jogadas muitas latas de cerveja, o bloco quase acaba ali, mas o problema foi contornado e bloco seguiu na avenida.

ronaldoholneves@msn.com

Junior Bastos disse...

Olá Ronaldo, td bem? O bloco Traz a Massa foi criado em abril de 1981. É só conferir no site oficial do bloco. A menos que tenha confundido os nomes Traz a Massa com Traz os Montes (este já existia antes).

Com o passar dos anos, os blocos foram ajustando a ordem de saída no Campo grande a medida que foram surgindo.

Junior Bastos disse...

Novas informações sobre escolas de samba da Bahia foram acrescentadas na postagem, atendendo a pedidos dos comentários anteriores.

My Blogger disse...

QUE MATERIAL LEGAL PARA PESQUISA, PARABÉNS!

SE FOR POSSÍVEL, FALE SOBRE A ESCOLA DE SAMBA DIPLOTAS DE AMARALINA COM FOTO DA PORTA BANDEIRA E O MESTRE SALA, POIS PRECISO DESSE MATERIAL PARA UMA PESQUISA
OBRIGADA E FICO NO AGUARDO

ADRIANA

Junior Bastos disse...

Ainda estou atrás de informações sobre esta escola. Assim que conseguir, postarei.

Abraços e obrigado por prestigiar.

Unknown disse...

Muito boa a cronologia, muito boa a abordagem. Ajudou-me muito!

Unknown disse...

Muito boa a cronologia, muito boa a abordagem. Ajudou-me muito!

Unknown disse...

Angélica Diretora do Bloco Carnavalesco Biribada

Unknown disse...

Sou Diretora do Bloco Carnavalesco Biribada que desfila no Circuito Mestre Bimba no Nordeste de Amaralina estamos homenageando a Escola de Samba Diplomatas de Amaralina estou precisando de dados como: ano fundação e os anos que ela foi campeã. Obrigada.

Unknown disse...

Sou Diretora do Bloco Carnavalesco Biribada que desfila no Circuito Mestre Bimba no Nordeste de Amaralina estamos homenageando a Escola de Samba Diplomatas de Amaralina estou precisando de dados como: ano fundação e os anos que ela foi campeã. Obrigada.

Unknown disse...

Angélica Diretora do Bloco Carnavalesco Biribada

Junior Bastos disse...

Ainda não tenho informações sobre escolas de samba da Bahia, assim que tiver atualizarei.

Postar um comentário