1 de abr. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 24

O Rock Brasileiro da década de 1980

O movimento "new wave" que fazia sucesso no mundo e a música pop tiveram uma pequena repercussão no início da década de 1980, sendo, posteriormente, fator de influência para o surgimento de diversas bandas no cenário nacional. Alinhado a isso, também se deve à criação de alguns espaços musicais como o Noites Cariocas e, em especial, o Circo Voador, no Rio de Janeiro, que chegaram a projetar a carreira de muita gente na época como Barão Vermelho (junto com Cazuza) e os Paralamas do Sucesso.

A primeira banda a despontar no BRock (nomenclatura dada pelo jornalista Nelson Motta para designar o rock brasileiro da década de 80) foi o Gang 90 & as Absurdettes, criado pelo jornalista e dj Júlio Barroso, que emplacou com a música "Perdidos na Selva" (parceria de Barroso com Guilherme Arantes) e participou do Festival MPB-Shell, em 1981, da TV Globo. A Blitz, liderada por Evandro Mesquita, veio logo depois e chegou a obter grande sucesso em todo o Brasil, com o hit "Você Não Soube Me Amar" e alcançou enorme popularidade.

No meio disso, algumas bandas tentavam impulsionar suas carreiras apresentando no Circo Voador, mas o rock nacional teve grande impulso com o Festival Rock In Rio, criado pelo empresário e publicitário Roberto Medina, em 1985, no Rio de Janeiro, onde passaram grandes nomes do rock internacional junto com demais artistas e bandas nacionais do rock nacional como Lulu Santos, Paralamas do Sucesso, Blitz, além de estrelas da mpb.

Os maiores centros do rock brasileiro na época que projetaram grandes nomes do BRock foram Rio de Janeiro (com Barão Vermelho, Kid Abelha & os Abóboras Selvagens), São Paulo (com RPM, Titãs e Ultraje a Rigor), Brasília (com Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial) e Rio Grande do Sul (com Engenheiros do Hawaii e Nenhum de Nós). A Bahia também destacou com a banda Camisa de Vênus, liderada por Marcelo Nova.

A partir de próxima semana veremos um pouco sobre o jazz americano. Até lá!


Um comentário:

Anônimo disse...

Esta tudo não surpreendentemente,mas com maravilhosas surpresas e cada vez melhor!Abração,J.R. .

Postar um comentário