27 de jun. de 2010

As mudanças no Trio Nordestino


Trio Nordestino - O Neném / Menina de Colo / Paixão de Beata

O Trio Nordestino com Lindu, Cobrinha e Coroné chegou a apresentar em vários programas de rádio e televisão, além de acompanhar o cantor Luiz Gonzaga em shows pelo Nordeste. Em 1969, Lindu sofre acidente de carro e fica impossibilitado de continuar nas apresentações, porém o trio continuava gravando com o aval da gravadora CBS, após gravar seus primeiros discos pela Copacabana.

No início da década de 1970, a música "Procurando Tu", do disco No Meio das Meninas se torna o maior sucesso do Trio Nordestino, que chega a ser um dos discos mais vendidos na época. Continua gravando um disco por ano, com composições de João Silva, Antônio Barros, Raimundo Evangelista, Dominguinhos, além de outros. Em 1978 lança o disco Os Rouxinhos da Bahia, cujo nome apelidaria o trio baiano que, ao lado de Luiz Gonzaga e Jackson do Pandeiro, ajudaram a popularizar o forró em todo o Brasil, emplacando hits como "Carta a Maceió", "Forró Pesado", "Meu Pitiguari", "O Neném", "Na Emenda", "Chinelo da Rosinha", entre outros que se tornaram clássicos em seu repertório.

Com a morte de Lindu em 1982, Cobrinha e Coroné convidam o músico Genaro para completar o trio que continua fazendo sucesso durante toda a década de 1980, estando de volta à gravadora Copacabana. Na década de 1990, o trio tem duas baixas com a saída de Genaro e com a morte de Cobrinha. Coroné, único remanescente da formação original, chama Luís Mário e Beto (filho e afilhado de Lindu, respectivamente) para continuar com o sucesso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário