27 de jun. de 2010

A Origem do Trio Nordestino


Trio Nordestino - Procurando Tu

A primeira formação surgiria em 1957, mas duraria apenas dois anos com o vocalista Dominguinhos (na época, conhecido como Neném da Sanfona, apelido de José Domingos de Moraes) no acordeon, Miudinho (antes conhecido como Zé Minhoca, apelido de João Batista de Lima Filho) no triângulo e Zito Borborema (apelido de Manoel Vadivino de Souza) no pandeiro. Dominguinhos havia sido descoberto por Luiz Gonzaga que apadrinhou o cantor e lhe daria novo rumo ao seu sucesso após sua saída do trio, já outros integrantes também seguiriam em carreira solo. O nome "Trio Nordestino" foi dado por Helena Gonzaga, mulher de Luiz Gonzaga.

Coincidência ou não, na cidade de Salvador, Bahia, havia um Trio Nordestino criado em 1958 e já vinha animando alguns bailes de São João, cuja formação viria a ser conhecida no Rio de Janeiro e em todo o Brasil com Lindu, Cobrinha e Coroné, com o apoio de Gordurinha, um dos grandes compositores baianos na época que lançou o grupo. O primeiro disco Trio Nordestino seria gravado em 1962.

Quase ao mesmo tempo surgiria, em Alagoas, um outro Trio Nordestino formado por João Xavier, Heleno Luiz e Toninho do Acordeon (sogro de Oswaldinho do Acordeon) que iria para São Paulo tentar o seu sucesso. Chegou a gravar dois discos apenas, sendo um deles - Chorando Por Alguém - o seu grande sucesso.

Com isso, criou-se uma rivalidade entre os dois trios, levando ambos a se confrontarem na justiça na época para registrar o nome que só veio a finalizar na década de 1970, quando o trio alagoano acabou, permanecendo o Trio Nordestino baiano que já vinha estourando com um sucesso atrás do outro e vendendo mais discos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário