5 de set. de 2010

A fama internacional de Ivan Lins


Ivan Lins - Novo Tempo

A partir de 1980 inicia a projeção internacional de Ivan Lins, especialmente nos Estados Unidos dada a sua ligação com o jazz. Isso se deve ao fato de sua música ter chegado ao conhecimento de Quincy Jones (que produziu os três primeiros discos de Michael Jackson).

De um acordo firmado entre eles (além de Vítor Martins, parceiro de Ivan), Jones ouviu algumas composições de Ivan Lins e selecionou 20 músicas para apresentar a outros cantores (entre elas: "Começar de Novo", "Lembrança" e "Velas Içadas"). Embora pareceu desvantajoso para o brasileiro haja vista que 80% do lucro auferido de suas canções nos Estados Unidos vai parar no bolso de Jones, enquanto que o restante iria para Ivan Lins.

Em entrevista para a revista Veja* concedida em 2002, Ivan Lins disse: "Eu e o meu parceiro, Vítor Martins, tomamos um porre para comemorar quando o Quincy Jones nos contatou, e outro porre para afogar as mágoas, quando descobrimos o que havia acontecido". Mesmo assim, este contrato continua valendo até hoje, e os parceiros Ivan e Vítor criaram uma editora para administrar os direitos de suas músicas no exterior.

Um novo contrato foi feito por Quincy Jones em 1982, tratando de novas condições para as composições feitas por Ivan Lins, que negou a assinar. Com isso, o produtor norte-americano deixou de incluir a música "Novo Tempo", do disco homônimo lançado em 1980, excluída do repertório de Thriller de Michael Jackson, que viria a se tornar um dos discos mais vendidos no mundo.

Passado este fato, Ivan Lins continuou a gravar novos discos e a ter suas composições gravadas por artistas internacionais como Ella Fitzgerald, Sarah Vaughan e George Benson, aumentando sua fama no exterior.
-------------------------------------------------
* Revista Veja. Edição 1.765. Editora Abril: 21/08/2002.


Nenhum comentário:

Postar um comentário