12 de dez. de 2010

O começo de Zé Ramalho

Zé Ramalho - Admirável Gado Novo

José Ramalho Neto, simplesmente conhecido como Zé Ramalho, nasceu na cidade de Brejo do Cruz, estado da Paraíba. Após a morte do pai na infância, foi criado pelo avô. Ao morar com a família em João Pessoa, Zé Ramalho descobriria sua vocação musical no início da década de 1970, influenciado por Bob Dylan, Raul Seixas e da Jovem Guarda.

Em 1974 ajuda a compor a trilha sonora do filme "Nordeste: Cordel, Repente e Canção", de Tânia Quaresma e grava o disco Paêbiru junto com Lula Côrtes e parra a conhecer novos amigos musicais como Geraldo Azevedo, Fagner e outros artistas da música regional. Após conhecer o cantor e compositor Alceu Valença, participam do Festival Abertura no ano seguinte. Muda-se para o Rio de Janeiro onde iria seguir sua carreira.

Seu primeiro disco viria em 1978 com Zé Ramalho lançado pela gravadora Epic, destacando seu primeiro sucesso "Avohai", dedicado ao seu avô que o criou na infância, além de "Chão de Giz" e "Vila do Sossego". Em sua música evidencia-se uma fusão da música nordestina com o pop, além de revelar-se um dos grandes compositores da nossa música. Prova disso foi o seguindo disco gravado em 1979 com A Peleja do Diabo Com o Dono do Céu, um trabalho totalmente autoral que trouxe outros sucessos como "Admirável Gado Novo" e "Frevo Mulher".


Nenhum comentário:

Postar um comentário