13 de dez. de 2010

Zé Ramalho e seu reconhecimento

Zé Ramalho - Cidadão

Em 1997, Zé Ramalho comemora seus 20 anos de carreira em grande estilo. Primeiro por ter sua música "Admirável Gado Novo" incluída na trilha sonora da novela global "O Rei do Gado", lhe dando grande projeção nacional e repercussão ainda maior do que na época em que foi lançada; e em segundo lugar, pela gravação do disco 20 Anos - Antologia Acústica, reunindo os grandes sucessos que marcaram em sua trajetória. Ainda no mesmo ano, reúne novamente com Geraldo Azevedo e Elba Ramalho para gravar o disco O Grande Encontro 2, sem a presença de Alceu Valença.

No ano de 2000 lança Nação Nordestina, cuja capa foi inspirada em um álbum dos Beatles (Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band) e faz uma homenagem aos grandes nomes da música nordestina. Por este trabalho, recebeu indicação ao Grammy Latino no ano seguinte, na categoria de Melhor Disco Regional. Em 2003 volta a gravar um disco de inéditas com suas composições: O Gosto da Criação.

Logo depois grava uma série de tributos homenageando Raul Seixas (projeto de longa data e que também se transformou em dvd), Bob Dylan, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro (este último gravado neste ano). Com mais de 25 discos gravados e quase 35 anos de carreira, Zé Ramalho é um dos artistas mais respeitados da música regional e do Brasil. Suas canções vão do cancioneiro popular, passando pela música de protesto até o retrato do povo do Nordeste.


Nenhum comentário:

Postar um comentário