7 de abr. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 58

Bahiano - Isto É Bom

O lundu (ou lundum) é uma dança de origem africana de pares soltos e criada a partir dos batuques dos negros, veio se popularizar em Portugal no século XVI e é citada como uma "dança silenciosa e indecente". No Brasil, apareceu em fins do século XVIII como canção acompanhada de viola, trazida pelos escravos negros vindos de Angola.

Por volta de 1830, o lundu, possuindo harmonização erudita, invadiu os salões da elite carioca na forma de canção ou dança. A moda, que teve seu apogeu no final do século XIX, durou até a década de 1920, quando lundu, fundido com outras danças como o tango e a polca deu origem ao maxixe.

O ator, comediógrafo e compositor brasileiro baiano Xisto de Paula Bahia, nascido em 1841 em Salvador, chegou a compor alguns dos mais célebres lundus como "A Preta Mina" e "Tirana" (que tratava sobre os versos do poeta Castro Alves), sendo o principal representante e divulgador. Ele se tornou famoso pela insistência com que representava tipos nacionais numa época em que o teatro brasileiro se ressentia fortemente da influência portuguesa.

Merece destaque para a música "Isto É Bom" (ou "Iaiá, Você Quer Morrer?"). Trata-se do lundu de Xisto Bahia composto há mais de 100 anos, que já foi gravada originalmente por Bahiano (pseudônimo de Manuel Pedro dos Santos, natural de Santo Amaro da Purificação-BA) em 1902, numa época em que iniciava as primeiras gravações da música brasileira no Brasil. Eduardo das Neves e Nara Leão também gravaram logo depois em 1908 e 1977, respectivamente.

Xisto Bahia notabilizou-se também como autor de modinhas em "Quis Debalde Varrer-Te da Memória" e "A Luz dos Teus Olhos". O cantor, considerado por muitos críticos como o mais nacional dos atores da época, faleceu em Caxambu, estado de Minas Gerais em 1894.


Nenhum comentário:

Postar um comentário