26 de ago. de 2011

Momento Flashback: Level 42


Level 42 - Something About You

Banda pop criada em Londres, na Inglaterra, formada pelo baixista e vocalista Mark King e o tecladista Mike Lindup, junto com os irmãos Boon Gould (guitarra) e Phil Gould (bateria), em 1980. Após conseguirem um contrato com a gravadora Polydor, lançaram o seu primeiro disco no ano seguinte que logo foi muito bem recebido no mercado do Reino Unido.

Em 1982 lançaram os álbuns The Early Tapes, com as canções que antes eram apenas demonstrações e que mais tarde foram gravadas em estúdio, e The Pursuit of Accidents, com destaque para "The Chinese Way". Em 1983 lançaram o álbum Standing in the Light, primeiro álbum top 10 no Reino Unido, com a canção top 10, "The Sun Goes Down (Living It Up)" que tinha Mike Lindup como vocalista principal e ótimos arranjos de King.

O sucesso da banda atravessou as fronteiras da Europa em 1985, quando foi lançado o álbum World Machine, bem recebido pelos fãs e crítica. O álbum tinha duas canções destaque: "Something About You" – sexto lugar no Reino Unido e sétimo lugar nos EUA, primeiro e único 'top 10' – e "Leaving Me Now", top 20 com um excelente desempenho de Mike Lindup. A banda quase acabou nesse mesmo ano por causa de desentendimentos entre Mark King e Phil Gould, mas os problemas foram resolvidos, e a banda continuou sua carreira para em 1987 lançar o mais famoso álbum de sua carreira: Running in the Family.

No final de 1987, os irmãos Phil e Boon Gould deixaram a banda, alegando insatisfação com a gravadora. Eles nem mesmo gravaram o último videoclipe de Running in the Family: "Children Say". Para substituí-los entraram o guitarrista Alan Murphy (que falece 2 anos depois) e o baterista Gary Hisband.

Em 1991, já pela gravadora RCA, a banda recruta o guitarrista Allan Holdsworth para a gravação do nono álbum, Guaranteed. Após a gravação, Holdsworth deixou a banda, e Jakko Jakszyk entrou para a turnê. O álbum Guaranteed teve boa recepção da parte dos fãs e da crítica: era o primeiro álbum que destacava solos de guitarra, alguns notáveis como "A Kinder Eye" e "She Can't Help Herself", e a canção principal de nome homônima ao título do álbum, alcançou o top 20 no Reino Unido. Em 1994, Level 42 se desfez, com cada integrante partindo para carreira solo.

Porém, esta pausa duraria até 2001 quando a banda voltou com Mark King (baixo e voz), Gary Husband (bateria), Lyndon Connah (teclados), Sean Freeman no sax, e o irmão de King, Nathan King (guitarra). Em 2006, Mike Lindup retornou definitivamente ao grupo no lugar de Connah, lançando neste mesmo ano, o álbum Retroglide, primeiro álbum inédito depois de uma década. Com 11 discos na carreira, Level 42 completou 20 anos de carreira em 2010 e já se encontra em estúdio para gravação de novo álbum que deve sair em breve.
--------------------------------------------------------------
Extraído do Wikipédia, com adaptações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário