Felix Mendelssohn-Bartholdy - Marcha Nupcial
A Marcha Nupcial - 1ª parte
Hoje chegou a vez de falar de uma das mais conhecidas peças musicais do mundo: A "Marcha Nupcial".
No mundo existem duas marchas nupciais famosas e conhecidas. Uma foi composta por Wilhelm Richard Wagner, para o coro nupcial de sua ópera romântica em três atos chamada Lohengrin, cuja história foi baseada em uma novela germânica medieval que trata da história de Perceval e seu filho Lohengrin; a outra é de Jakob Ludwig Felix Mendelssohn-Bartholdy (popularmente conhecido como Felix Mendelssohn) escrita para uma obra de William Shakespeare, que é a escolhida a ser tratada hoje neste blog, enquanto que a de Wagner será vista na semana que vem.
Felix Mendelssohn foi um compositor e regente alemão do início do período romântico nascido em Hamburgo em 1809, tendo iniciado sua carreira como pianista e, em 1828, dirigiu "A Paixão Segundo São Mateus", de J. S. Bach na cidade de Berlim, que não tinha sido integralmente apresentada desde a morte do compositor.
Mas foi se baseando na peça teatral de Shakespeare chamada "Sonho de uma Noite de Verão" que viria a ter a idéia de compor sua obra musical homônima, especialmente a abertura de concerto, em 1826. Em 1842, veio a incluir a abertura na peça teatral onde estaria incluída a marcha nupcial que nós conhecemos hoje.
Porém, um dado interessante é que, na época em que a marcha nupcial de Mendelssohn foi composta, a música não fazia menção ao casamento. Isso só mudaria em 1847 ao ser executada no casamento real da princesa Victoria, da Inglaterra, e do príncipe Federico Guillermo, da Prússia. A partir daí, iria virar tradição para a entrada das noivas em casamentos como nós vemos hoje.
Nomeado diretor do Gewandhaus de Leipzig em 1835, Mendelssohn veio a fundar o conservatório da cidade em 1843. Também compôs prelúdios e fugas para piano; oratórios; concertos para violino e orquestra em 1822; obras para piano como em "Canções Sem Palavras" entre 1830 a 1850; entre outras peças. O compositor veio a falecer em Leipzig em 1847.
Nenhum comentário:
Postar um comentário