11 de set. de 2011

Um pouco sobre Paulo Vanzolini

Márcia - Ronda

Paulo Vanzolini nasceu em São Paulo em 1923 e cursou faculdade de Medicina na Universidade de São Paulo (USP), vindo a concluir em 1947 e se especializar em herpetologia e zoogeografia nos Estados Unidos onde viria a obter título de Doutor em Zoologia. Foi biólogo e diretor do Museu de Zoologia de São Paulo entre 1962 e 1963. Escreveu livros sobre morfologia e sistemática de ofídios sul-americanos, além de publicar diversos artigos e trabalhos científicos e ser reconhecido como um professor respeitável tanto no Colégio Bandeirantes onde lecionou, como na USP, na função de pesquisador.

Já a música iria fazer parte de Paulo Vanzolini ainda na infância, ao descobrir o samba e escrever algumas letras. E foi no período em que servia o exército na Companhia de Polícia e na sua vida boêmia na década de 1940 que veio a compor seu maior sucesso - "Ronda" - gravada inicialmente por Inezita Barroso em 1953, mas feito sucesso nacional na voz de Márcia em seu LP Ronda, em 1977. Outros cantores como Maria Bethânia, Caetano Veloso e João Gilberto também gravaram seu samba-canção.

Vanzolini não fez muitas composições, mas teve boa parte gravada por vários cantores. Outros sucessos são "Samba Erudito", "Volta Por Cima", "Na Boca da Noite", entre outras.

Nota do blog (atualização em 29/04/2013): O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini morreu aos 89 anos no domingo do dia 29 de abril de 2013, vítima de complicações decorrentes de uma pneumonia. Ele estava internado desde a noite do dia 25 do mesmo mês, data de seu aniversário, na UTI do hospital Albert Einstein, em São Paulo. O compositor deixou sua mulher, a cantora Ana Bernardo, e cinco filhos do primeiro casamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário