Ravel - Bolero
Uma das peças musicais eruditas mais conhecidas e tocadas em todo o mundo com certeza é "Bolero", do compositor e pianista Maurice Ravel, feita na tonalidade de Dó maior, entre julho e outubro de 1928.
A música é um balé em um ato, coreografado por Bronislava Mijinska e composta a pedido de uma bailarina chamada Ida Rubinstein. Ravel buscou redefinir e reinventar os movimentos de dança na sua composição, cujo tema se desenvolve em 16 compassos que se repetem 18 vezes num contexto orquestral constantemente renovado, seguindo uma melodia uniformizada. A estréia da obra se deu em Paris, França, na Ópera Garnier, no dia 22 de Novembro de 1928, sob a direção de Walther Straram e contando com a participação de Ida na dança.
Joseph-Maurice Ravel nasceu em Cibourne, na França, em 1875 e teve inspiração na música graças ao apoio do compositor Gabriel Fauré, de quem foi aluno, e estudou no Conservatório de Música de Paris. Participou da fundação da Sociedade Musical Independente (SMI) em 1910 e compôs vários concertos, valsas, obras líricas encenadas, entre outros. Faleceu em Paris, em 1937.
Nenhum comentário:
Postar um comentário