16 de dez. de 2011

Momento Flashback: Menudo


Menudo - If You're Not Here (By My Side)

No meio a tantos cantores e bandas pop rock que se destacaram na década de 1980, impossível não deixar de mencionar uma certa banda de garotos (ou boy bands) que não tocavam nenhum instrumento, mas usavam da voz e da dança para conquistar o público infanto-juvenil, especialmente as mulheres da época. E a pioneira neste estilo foi um quinteto que saiu da cidade de San Juan, em Porto Rico, país da América Central, para conquistar toda a América Latina (especialmente no Brasil) e até mesmo o mundo: Menudo.

Criada pelo produtor musical Edgardo Díaz em 1977 que buscou garotos com talento musical para entrar no mercado musical. A primeira formação contou com os integrantes Oscar Meléndez, Carlos Meléndez, Ricardo Meléndez (Ricky), Fernando Sallaberry e Nefty Sallaberry, sendo três deles primos de Díaz, tendo lançado o primeiro disco Los Fantasmas no mesmo ano, mas vieram a ficar até 1980. Nos dois anos seguintes, a banda ia passando por mudanças na sua formação até a chegada de Carlos Javier Rivera Masso (Charlie), Ray Reyes León (Ray), Roy Stephan Rossello Díaz (Roy), Robi Draco Rosa (Robby) e Enrique Martin Morales (Ricky Martin), que seriam os nomes mais marcantes na história da banda, devido ao enorme sucesso e impacto que causou junto ao público feminino que lotava espaços de shows para vê-los, seja no Brasil ou em outros países latino americanos.

No Brasil, esta formação (vide foto acima) veio a ficar conhecida a partir do primeiro disco Mania, lançado em 1984 para o mercado brasileiro. Com várias apresentações nos palcos e nos meios de imprensa, a banda se tornava uma verdadeira febre junto aos seus fãs, cantando em português, espanhol e em inglês. Entre os maiores hits, destacaram as faixas "Não Se Reprima" e "If You're Not Here (By My Side)" (em português: "Se Você Não Está Aqui"). O sucesso foi tão grande que levou à inspirar na criação de outras bandas de garotos em outros países (incluindo o Brasil que teve os grupos Dominó e Polegar na segunda metade da década de 1980).

A partir de 1985, com a saída de Charlie, a banda começava a alçar vôos mais altos, embora o público ia reduzindo com o passar dos anos, não se adaptando às substituições no Menudo em que cada integrante partia para seus projetos pessoais, já que os principais nomes que causavam histeria junto às fãs eram Robby (que cantava a maioria das músicas) e Charlie. No início da década de 1990, a banda já contava com sua formação toda modificada, mas que perdeu bastante sua popularidade obtida nos anos anteriores.

Em 1992, a banda de rock nacional Legião Urbana gravou, em seu cd Acústico MTV lançado em 1999, uma versão em português para a música do Menudo "Hoy Me Voy Para México" ("Hoje a Noite Não Tem Luar") que fez voltar a lembrança do sucesso dos 5 rapazes de Porto Rico. Em 2008, foi feito uma seleção em um reality show da MTV norte-americana para a escolha dos novos integrantes do Menudo. Sua nova formação conta com Carlos Olivero (Carlos), Chris Moy (Chris), José Monti Montañez (Monti), Jose Bordonada Collazo (Jose) e Emmanuel Vélez Pagán (Emmanuel). Sobretudo, até hoje, nenhuma nova formação veio a superar àquela que conquistou a fama nos meados da década de 1980.

Nenhum comentário:

Postar um comentário