11 de dez. de 2011

Quem é Eliane Elias?

Eliane Elias - The More I See You

Filha de uma pianista da área erudita, foi criada ouvindo música clássica e jazz. Iniciou seus estudos de piano com a mãe. Aos 12 anos de idade começou a transcrever e a executar os solos de artistas como Bud Powell, Art Tatum, Wynton Kelly e Bill Evans. Ingressou no Centro Livre de Aprendizagem Musical (SP), o CLAM do Zimbo Trio, e aos 15 anos já lecionava nessa escola de música. Estudou, também, na Julliard School de Nova York (EUA).

Em 1981, mudou-se para os Estados Unidos, convidada pelo baixista Eddie Gomez para preencher a vaga de tecladista no Steps Ahead, grupo integrado também por Michael Brecker, Peter Erskine e Mike Mainieri. Atuou com o conjunto durante um ano, participando da gravação do LP Steps Ahead, lançado pela Elektra. Em seguida, iniciou sua carreira solo, desenvolvendo um trabalho de trio piano/baixo/bateria.

Em 1986, gravou, com o trompetista Randy Brecker, o LP Amanda e, no ano seguinte, o LP Illusions. Lançou, em 1988, o CD Cross Currents, relacionado em 5º lugar na lista de discos de jazz mais vendidos e executados nesse ano, segundo a revista "Billboard".

Em 1989, gravou o CD So Far, So Close, produzido por Eumir Deodato, registrando composições próprias como "At First Sight" e "Still Hidden". O disco, que contou com a participação de Michael Brecker (sax), Peter Erskine (bateria) e Will Lee (baixo), além dos percussionistas Café e Don Alias e de Randy Brecker (trompete), figurou em 1º lugar na relação dos mais executados em rádio, segundo a "Radio & Records".

Em 1990, lançou o CD Eliane Elias Plays Jobim, interpretando canções do compositor, como "Sabiá" (Tom Jobim e Chico Buarque) e "Passarim" (Tom Jobim). Dois anos depois, gravou o CD A Long Story, contendo composições próprias, como "Back In Time" e "Karamuru", além da faixa-título, entre outras. Em 1995, lançou o CD Eliane Elias Solos and Duets With Herbie Hancock, interpretando clássicos da música norte-americana. Gravou, em 1997, o CD The Three Americas, registrando canções de sua autoria, além de "O Guarani", de Carlos Gomes.

Em 2002, foi indicada para o Grammy, nas categorias Álbum de Jazz de Grandes Formações e Melhor Álbum de Jazz Latino, pelo CD Impulsive!, gravado ao lado do trombonista e arranjador Bob Brookmeyer, com a Danish Radio Jazz Orchestra. Lançou pela BMG brasileira os CDs Kissed by Nature (2003) e Dreammer (2004).

Em 2004, esteve no Brasil, onde apresentou-se, como atração internacional, ao lado de Johnny Alf, João Donato, Carlos Lyra, Roberto Menescal, Marcos Valle, Wanda Sá, Leny Andrade, Pery Ribeiro, Durval Ferreira, Os Cariocas e Bossacucanova, no espetáculo "Bossa Nova in Concert", realizado no Canecão (RJ). O show foi apresentado por Miele e contou com uma banda de apoio formada por Durval Ferreira (violão), Adriano Giffoni (contrabaixo), Marcio Bahia (bateria), Fernando Merlino (teclados), Ricardo Pontes (sax e flauta) e Jessé Sadoc (trompete), concepção e direção artística de Solange Kafuri, direção musical de Roberto Menescal, pesquisa e textos de Heloisa Tapajós, cenários de Ney Madeira e Lídia Kosovski, e projeções de Sílvio Braga.

É considerada uma das mais importantes pianistas da área do jazz nos Estados Unidos, destacando-se pela mistura desse gênero com a música brasileira.
-------------------------------------------------------------------
Extraído com adaptações do site Dicionário MPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário