19 de abr. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 94

Darude - Sandstorm

Com batidas rápidas e regulares, porém, menos agressivas que as do techno, (em média 140BPM), o trance surgiu na década de 90, mesma época do surgimento da cena techno e hardcore na Alemanha. Foi inspirado pelo acid house e pelo próprio techno, e surgiu com a criação de selos como R S Records na Bélgica e a Harthouse/Eye Q na Alemanha.

No trance, foram acrescentados efeitos às músicas, fazendo com que se distinguisse dos outros estilos. Os timbres no trance são mais agudos e as batidas mais repetitivas. Outra característica marcante do trance é a progressão do ritmo. As batidas começam em uma velocidade e vão aumentando até atingir o ápice. É nessa hora que a música pára e começa tudo de novo.

Uma das variações do trance é o Goa Trance, que nasceu em Goa, na Índia. Lá, o trance se fundiu com as referencias religiosas e culturais da Índia e o resultado disso foi um estilo de musica com instrumentos indianos tradicionais. O Psytrance é outra variação do trance, onde ao invés de instrumentos indianos, são utilizados efeitos com sons espaciais e robóticos. O próprio nome já diz, "psychodelic": Um som mais psicodélico!

O trance é o som inspirador das raves, justamente pelas festas realizadas ao ar livre em Goa - as mega raves em locais junto à natureza. O chamado hard trance é o trance com batidas mais pesadas e velozes, uma mistura do trance com o hardcore.
---------------------------------------------------------------------
Fonte: Pepsi

Nenhum comentário:

Postar um comentário