15 de abr. de 2012

Quem é Lobão?

Lobão - Corações Psicodélicos

Natural do Rio de Janeiro, Lobão aprendeu a tocar bateria e violão ainda na infância. Ao se mudar para São Paulo aos 17 anos de idade, entra como bateria no grupo Vímana, tocando ao lado dos colegas Luís Maurício (que, mais tarde, se consagraria como Lulu Santos), Ritchie, Fernando Gama e Luis Paulo.

No início da década de 1980, Lobão viria a produzir o primeiro disco da cantora Marina Lima e integra a formação da banda Blitz, mas abandonando meses depois para seguir sua própria carreira. Assim, em 1982, Lobão grava seu primeiro disco Cena de Cinema, pela gravadora RCA. Em 1984, funda a banda Lobão e Os Ronaldos e grava novos discos que emplacam vários hits nas paradas do sucesso como "Me Chama", "Corações Psicodélicos", "Rádio Blá (Eu Te Amo)", "Vida Bandida", "Baby Lonest", entre outros, tornando-se roqueiro respeitado no cenário carioca e paulista. Além de compor seus próprios sucessos, também contou com parcerias de Cazuza, Arnaldo Brandão e Bernardo Vilhena, entre os mais conhecidos.

Além da música, também era alvo de polêmicas devido às suas fortes declarações e críticas. Participou do Festival Hollywood Rock em 1990, onde gravou e registrou seu show em seu disco Vivo! em São Paulo. Depois de gravar novo disco O Inferno É Fogo e de uma apresentação no Rock In Rio II no ano seguinte, onde foi vaiado pelo público, Lobão some da mídia, reaparecendo em 1995 com novo disco Nostalgia da Modernidade, mesclando rock com samba, além de experimentações com música eletrônica. Com A Vida É Doce, lançado em 1999, Lobão rompeu com as gravadoras ao lançar seu trabalho independente.

A partir de 2000, Lobão se envereda por novos projetos, incluindo a televisão, sem deixar de lado a música, voltando em evidência em 2007 com o lançamento do cd e dvd MTV Acústico, reunindo grandes sucessos de sua carreira. Com mais de 10 discos gravados, Lobão continua em atividade, realizando shows e com uma autobiografia, relatando fatos de sua vida e sua carreira, lançada em 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário