18 de abr. de 2012

Um pouco sobre Mombojó

Mombojó - Homem-Espuma

Grupo pop oriundo da cidade de Recife, considerado da nova geração da cena mangue beat e surgiu no ano de 2001. A palavra "mombojó" não tem significado, foi uma sugestão do baterista Vicente Machado, que se adequou ao desejo do grupo.

Banda integrada por Felipe S (voz), Samuel (baixo), Vicente Machado (bateria), Marcelo Machado (guitarra), O Rafa (flauta), Chiquinho (teclado e sampler) e Marcelo Campello (violão, cavaquinho, trompete e escaleta). Em 2003 o grupo gravou o primeiro disco Nadadenovo, encartado e distribuído na revista "Outra Coisa", de Lobão. No CD foram incluídas 15 composições de autoria dos próprios componentes, entre elas, "A Missa" (Felipe S e Vicente Machado), "Absorva" (Felipe S e Samuel), "Adelaide" (Marcelo Capello e China), "Cabidela" (Felipe S e China), entre outras.

A banda, adepta do "copyleft", isto é, dos registros abertos, antes mesmo do lançamento do disco, diponibilizou em mp3 todas as faixas em seu site oficial, o que não impediu da banda vender mais de 10 mil cópias do disco. Em 2004 o grupo fez turnê de lançamento do disco nas regiões Sul e Sudeste, em São Paulo, no Sesc Pompéia, além de Florianópolis, Rio de Janeiro e participação no "Curitiba Pop Festival", sempre com crítica positiva de jornais como O Globo, entre outros. O grupo recebeu elogios de vários artistas como Leirinha, vocalista do Cordel do Fogo Encantado e do cantor Lobão.

Em 2006, a banda lançou o segundo disco solo de nome Homem-Espuma. No CD, produzido pelo guitarrista Lúcio Maia, integrante da banda Nação Zumbi e Daniel Ganjaman, da banda Instituto, foram incluídas composições inéditas. Em 2007, um dos integrantes, o flautista O Rafa faleceu devido a um infarto. Dois anos depois o músico Marcelo Capello (violão, cavaquinho e escaleta) deixou o grupo.

No ano de 2010 o grupo lançou o novo disco "Amigo do Tempo" (independente) já com a nova formação de quinteto: Felipe S (voz), Samuel (baixo), Marcelo Machado (guitarra), Vicente Machado (bateria) e Chiquinho (teclado). No CD foram incluídas as faixas "Entre a União e a Saudade", "Praia da Solidão", além da faixa-título "Amigo do Tempo". O disco contou com produção do trompetista Guizado (que participou como músicos de algumas faixas), do músico Pupillo (do grupo Nação Zumbi), Rodrigo Sanches, Evaldo Luna e dos integrante do grupo.

No ano de 2011 apresentou-se em show no Circo Voador, na Lapa, Centro do Rio de Janeiro e ainda no Teatro Rival BR, na Cinelândia, também no centro da cidade.
-----------------------------------------------------
Fonte: Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário