3 de jun. de 2012

Milton Nascimento: 50 Anos de Carreira e 70 Anos de Vida

Milton Nascimento e Maria Rita - Tristesse

Em 1991, Milton Nascimento gravou o disco O Planeta Blue na Estrada do Sol e foi escolhido por duas vezes como Artista do Ano pela revista DownBeat. No ano seguinte, foi escolhido pela Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) para ser o embaixador do turismo do Brasil.

Em 1993, compôs a trilha sonora original do filme A Terceira Margem do Rio, de Nelson Pereira dos Santos e grava seu primeiro disco Ângelus pela gravadora Warner. Dois anos depois, grava o disco Amigo, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte-MG, acompanhado da Orquestra Jazz Sinfônica de São Paulo e de dois corais infantis: os Curumins, de Belo Horizonte e os Rouxinóis, de Divinópolis.

Em 1997, Milton descobre que tem diabetes e enfrenta problemas de saúde, mas ainda assim, lança o cd Nascimento, pelo qual, recebe o Prêmio Grammy na categoria World Music em 1998. Volta com o espetáculo Tambores de Minas, nome que dá ao seu disco e lançado também em dvd. Em 1999 grava o cd Crooner, em que relembra o início da carreira no interior mineiro.

Com a participação de Gilberto Gil, Milton grava o cd Gil e Milton em 2001 e viaja em turnê pelo Brasil e na Argentina. No ano seguinte, celebra 30 anos do Clube da Esquina realizando várias apresentações. Em 2003, lança um dos seus melhores trabalhos com Pietá, com destaque para a música "Tristesse", em dueto com a cantora Maria Rita. Em 2005, compõe a trilha do filme O Coronel e o Lobisomem, da obra homônima de José Cândido de Carvalho e dirigido por Maurício Farias.

Seu último cd foi gravado em 2010 com ...E a Gente Sonhando. Conhecido por seus amigos como Bituca, Milton Nascimento chegou a ser homenageado no mesmo ano no Festival Internacional de Corais (FIC) de Belo Horizonte.

Com várias canções que se tornaram clássicos na música popular brasileira, Milton Nascimento estará comemorando 50 anos de carreira neste ano de 2012, faltando poucos meses para completar 70 anos de vida e até hoje é reconhecido como o principal responsável pela projeção da música de Minas Gerais para o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário