3 de jun. de 2012

Milton Nascimento na década de 1970

Milton Nascimento - San Vicente

Em 1968, Milton Nascimento grava o disco Courage nos Estados Unidos, com arranjos de Eumir Deodato e que inclui uma versão em inglês de "Travessia". No ano seguinte grava seu terceiro disco.

Em 1970, ao lado de Wagner Tiso, passa a realizar shows acompanhado da banda Som Imaginário, que também era formada por Frederyko na guitarra, Tavito no violão, Robertinho Silva na bateria e Zé Rodrix nos vocais e piano. No mesmo período, grava o quarto disco Milton, com destaque para os sucessos "Para Lennon e McCartney" e, especialmente, "Clube da Esquina", que irá dar nome ao movimento homônimo, criado por Milton e os irmãos Borges que, influenciados ao som dos Beatles, reuniu diversos cantores e músicos de Minas Gerais como Beto Guedes, Flávio Venturini, Toninho Horta, entre outros. O Clube da Esquina ainda gerou dois discos importantes lançados em 1972 e em 1978 (volumes 1 e 2, respectivamente). Mais informações, clique no nome do movimento em destaque.

Com sua bela voz, de sonoridade profunda e um estilo inconfundível, Milton Nascimento continuou a gravar novos discos. O LP Milagre dos Peixes, de 1973, é um dos pontos altos da carreira do cantor que ainda registrou um disco ao vivo. Outros grandes trabalhos cumpre mencionar na década de 1970: Minas (de 1975), com destaque para "Paula e Bebeto", composta em parceria com Caetano Veloso; e Geraes (de 1976), com destaque para a participação da cantora argentina Mercedes Sosa na canção "Volver a los 17", composta por Violeta Parra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário