3 de jun. de 2012

Milton Nascimento na década de 1980

Milton Nascimento - Coração de Estudante

Além de gravar seus discos, Milton também chegou a compor trilhas para espetáculos musicais, a exemplo do balé do grupo Corpo com as músicas "Maria, Maria" em 1976 e "Último Trem" em 1980, mesmo ano em que gravou seu disco Sentinela, que trouxe um de seus grandes clássicos "Canção da América", com participação do grupo Boca Livre. No início da década de 1980, inicia sua primeira turnê pela Europa.

Em 1982, encena a peça musical Missa dos Quilombos que dá nome ao seu novo disco, em homenagem a Zumbi dos Palmares. No ano seguinte faz parte do seleto de intérpretes do espetáculo musical O Grande Circo Místico, criado originalmente para o Balé Teatro Guaíra e musicado por Chico Buarque e Edu Lobo. Ainda em 1983, grava um disco ao vivo em São Paulo que trouxe uma das composições inéditas, composta por Milton e Wagner Tiso - "Coração de Estudante" - que se tornou o hino do movimento Diretas Já.

Em 1984 se apresenta no Carnegie Hall, em Nova York nos Estados Unidos, e no ano seguinte junta-se a demais cantores da mpb para o projeto Nordeste Já, que gravou um compacto homônimo destinado à luta pela seca do Nordeste, inspirado no clipe internacional "We Are the World", de Michael Jackson e Lionel Richie.

Outros discos que se destacaram na década de 1980 foram Encontros e Despedidas (de 1986), Yarauetê (de 1987, com participação do cantor Paul Simon) e Miltons (de 1988). O disco Txai (de 1990), gravado em defesa da Amazônia, chegou ao primeiro lugar da lista da revista norte-americana Billboard e excursionou pelos Estados Unidos, Canadá, Europa e Japão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário