4 de out. de 2012

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 112

Hoje iniciarei falando um pouco sobre as rádios históricas que marcaram a comunicação do Brasil. Para começar, falarei dos 80 anos da Rádio Guanabara completados na segunda-feira, dia 1º de outubro. O texto a seguir é de Norma Hauer, da comunidade do Orkut "História e Música".
-------------------------------------------------


RÁDIO GUANABARA

No dia 1° de outubro de 1932, portanto há 80 anos,  mais uma emissora veio enriquecer o "broadscating" carioca.: Rádio Guanabara, prefixo PRC-8.

Tínhamos as rádios Scociedade (hoje MEC), a Clube do Brasil (atual Mundial), a Mayrink Veiga (desativada pelos militares em 1965), a Educadora (hoje Tamoio) e a Philips, que se tyransformou, em 

Mas antes de a  Philips passar a ser a Nacional, foi criada a Rádio Guanabara, hoje Bandeirantes, embora nada tenha a ver com São Paulo, mas pertence à Rede Bandeirantes de rádio e tellevisão.

Aos domingos, às 9 da manhã, o conhecido  radialista  Zair Cançado apresenta naquela emissora o antigo programa "Saudade-Teu Nome é Música", criado por Raul Maramaldo na Rádio Rio de Janeiro. Ali só se ouvem músicas de qualidade. Na mesma emissora, o mesmo radialista transmite um progrtama de bandas de música, no estilo do que Paulo Roberto, criou na Rádio Nacional. nos anos 50.
-----------------------------------------------------------------------------
Crédito: Norma Hauer (Comunidade do Orkut "História e Música")

Nenhum comentário:

Postar um comentário