28 de abr. de 2013

O surgimento dos Engenheiros do Hawaii

Engenheiros do Hawaii - Sopa de Letrinhas

Durante a greve da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Humberto Gessinger conheceu Carlos Maltz e Marcelo Pitz, além de Carlos Stein, resolvendo, a partir desse encontro, criar uma banda musical. O nome "Engenheiros do Hawaii" nasceu a partir de uma rixa que havia entre os estudantes de Arquitetura e Engenharia. Isso em 1984.

Com Gessinger nos vocais e guitarra, Maltz na bateria, Pitz no baixo e Stein na guitarra, os Engenheiros do Hawaii realizariam seu primeiro show no dia 11 de janeiro de 1985 em Porto Alegre, numa época em que estava ascendendo o rock brasileiro com o surgimento de vários grupos pelo país. O rock gaúcho seria representado a partir de uma seleção musical intitulada Rock Grande do Sul, feita pela gravadora BMG, reunindo diversas bandas e incluiu os Engenheiros. Meses depois, Carlos Stein saiu da banda por motivos pessoais, vindo a integrar posteriormente a banda Nenhum de Nós.

A boa receptividade da música "Sopa de Letrinhas" fez com que os Engenheiros se tornassem conhecidos, abrindo as portas para o sucesso na gravadora BMG ao lançar seu primeiro LP Longe Demais das Capitais. Meses depois, Marcelo Pitz saiu por motivos pessoais e, para o seu lugar, entrou o guitarrista Augusto Licks. Humberto Gessinger assume o baixo e esta nova formação passa a se tornar conhecida pelo público nacional nos discos seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário