9 de jun. de 2013

Os trabalhos solos e a fama do Queen

Queen - The Show Must Go On

Após gravar mais sete discos com a banda Queen, Freddie Mercury dá uma pausa nas atividades partindo para o primeiro projeto solo de sua carreira. Em 1985 lança o disco Mr. Bad Guy, com destaque para as faixas "Made In Heaven", "I Was Born To Love You" e "Living On My Own".

No mesmo ano, junto com a banda Queen, Freddie Mercury fez uma das maiores apresentações de sua carreira no Estádio Wembley, em Londres, no concerto Live Aid, que reuniu várias atrações internacionais e um grande público, com objetivo de arrecadar fundos em prol dos famintos da Etiópia. Também se apresentou no Brasil na primeira edição do festival Rock In Rio.

Em 1986, descobriu ser portador do vírus HIV. No mesmo ano, gravou A Kind of Magic, o 12º álbum da banda Queen, que emplacou os hits "One Vision", "Friends Will Be Friends", "Who Wants to Live Forever" (da trilha sonora do filme Highlander), além da faixa-título.

Após prestigiar uma apresentação da soprano espanhola Montserrat Caballé, Freddie a convida para gravar juntos. O disco Barcelona, com músicas compostas pelo cantor, foi lançado em 1988 e foi muito elogiado pela crítica mundial.

Com a banda Queen, Freddie ainda gravou mais dois discos: The Miracle, em 1989; e Innuendo, em 1991 (com destaque para a música "The Show Must Go On"), já com estado de saúde fragilizado pela doença. Embora nunca tenha manifestado em público sobre seu estado de saúde e sua opção sexual, somente o fez no dia 23 de novembro de 1991 quando estava em seu leito de morte, fato concretizado no dia seguinte em decorrência da broncopneumonia agravada pela AIDS aos 45 anos de idade. Seu corpo foi cremado pela família e suas cinzas foram jogadas no Garden Lodge, em Londres.

Em abril de 1992 foi realizado um concerto em tributo a Freddie Mercury, promovido pelos integrantes da banda Queen, reunindo vários artistas para cantar seus maiores sucessos no Estádio de Wembley, em Londres. Álbuns póstumos foram lançados pela banda em homenagem ao cantor.

Em 2004 ainda houve um retorno da banda Queen com Paul Rodgers nos vocais para gravação de novos discos e shows, fato que durou até 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário