12 de jun. de 2013

Quem é Bel Maia?

Bel Maia - Toda Vez

Bel Maia é cantora e compositora. Tem sua formação musical baseada em festivais e movimentos universitários e ainda participações em iniciativas como o Projeto Pixinguinha, da Funarte, onde Bel Maia estreou como cantora, na década de 1980.

Há anos trabalhando com música, a cantora registra como influências não apenas os sons e ritmos típicos de Goiás, mas também a música mineira, africana, o jazz e a world music. Tudo isso faz de seu trabalho algo diferenciado, desde a escolha dos instrumentos, passando pelo repertório e pela elaboração de arranjos sofisticados.

Seu CD de estréia, Rumo Certo, de 2005, ultrapassou a fronteira do Brasil, pois foi vendido no Japão, Alemanha e Estados Unidos. Algumas músicas desse trabalho foram executadas em rádios da Austrália, Goiânia, Brasília e Rio de Janeiro. São 11 faixas com melodias cíclicas, combinadas a ritmos brasileiros e ao melhor do pop. O álbum tem participações especiais do baixista Marcelo Maia, do violonista Luiz Chaffin, e de Silas Fernandes e Pedro Jr. nas guitarras, teclados, bateria, sax, clarinete, berimbau, pandeiro, derbak e calimba. Entre as faixas de Rumo Certo, destacam-se as canções Lugar Nenhum, Longa Espera e Quem Vem Lembrar.

Bel Maia também lançou seu segundo CD intitulado de Novo Dia, em 2006 e seguiu apresentando seus shows em diversos festivais pelo país. A cantora é uma parceira fiel do Goiânia Canto de Ouro, tendo se apresentado em todas as edições.

Acompanhada pelo marido Marcelo Maia (baixo), Guilherme Santana (bateria), Dejan Cosic (teclado) e Marco Aurélio (guitarra), a paranaense de Bom Sucesso, porém, radicada na capital goianiense desde os 10 anos de idade, lançou seu novo cd intitulado Água no Balde em 2011, produzido em Salvador.
--------------------------------------------------------------
Extraído do site do Centro Municipal de Cultura Goiânia Ouro (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário