22 de jun. de 2014

Elba Ramalho: O Início e a Carreira Musical

Elba Ramalho - Bate Coração


Nascida no interior da Paraíba, filha de um músico, começou a se interessar pela música na adolescência, quando morava em Campina Grande. Na faculdade, integrou o grupo As Brasas, que foi visto pelo produtor do Quinteto Violado.

Convidada para ser crooner do conjunto, abandonou a faculdade de Sociologia e Economia e a Paraíba em 1974 e foi para o Rio de Janeiro. Depois de encerrado o espetáculo "A Feira", com o Quinteto, decidiu ficar no Rio. 

Trabalhou como atriz e bailarina até ser selecionada em 1979 para a peça "Ópera do Malandro", de Chico Buarque, onde se destacou por sua interpretação de "O Meu Amor". Depois do sucesso na peça, gravou um disco pela CBS, numa época em que a gravadora investiu bastante em artistas nordestinos. 

Aos poucos Elba se firmou como um dos maiores nomes da música brasileira, com expressivas vendagens, em parte graças a sua performance no palco, sempre muito animada e dançante. Entre seus maiores sucessos estão "Banho de Cheiro" (Carlos Fernando), "De Volta pro Aconchego" (Dominguinhos/ Nando Cordel), "Bate Coração" (Cecéu), "Remexer" (Luís Caldas/ Carlinhos Brown) e "Leão do Norte" (Lenine/ P.C. Pinheiro). 

Em 2002, Elba lança o cd Canta Luiz em homenagem a Luiz Gonzaga. O trabalho conta com as participações especiais de Dominguinhos ("Canta Luiz"), Fubá de Taperoá e Dió Araújo ("Calango Da Lacraia") e Zeca Pagodinho ("O Xamego De Guiomar"). 

Baião de Dois é lançado em 2005 celebrando os 30 anos da amizade de Elba com Dominguinhos. Nesse CD, Elba interpreta 11 clássicos nordestinos do sanfoneiro, além de "Onde Está Você", do músico Zezum, que o acompanha há mais de duas décadas, e "Chama", de Tato, do Falamansa.
------------------------------------------------------------------
Fonte: CliqueMusic

Nenhum comentário:

Postar um comentário