14 de ago. de 2014

MPB Instrumental: Sivuca


Sivuca - Feira de Mangaio

Seu nome era Severino Dias de Oliveira, mas tornou-se conhecido artisticamente como Sivuca. Multi-instrumentista nascido em Itabaiana, estado da Paraíba, no dia 26 de maio de 1930, onde aprendeu a tocar sanfona ainda na infância e fazer apresentações em vários cantos da cidade e no interior.

Em 1945 mudou-se para Recife, Pernambuco, onde fez uma apresentação na Rádio Guararapes e já começava a despertar atenção do público local. Trabalhou por três anos na Rádio Clube de Pernambuco e gravou seu primeiro disco em 78 RPM com as músicas "Carioquinha do Flamengo" (Waldir Azevedo, Bonfiglio de Oliveira) e "Tico-Tico no Fubá" (Zequinha de Abreu). Seu repertório mesclava músicas regionais como choro, frevo, forró, dentre outros.

Em 1947 compôs a melodia da música "João e Maria" que, 30 anos mais tarde, ganharia letra do compositor e cantor Chico Buarque e interpretação de Nara Leão. Em 1955 mudou-se para o Rio de Janeiro e passou a excursionar pelo Brasil e pelo exterior, gravando novos trabalhos. Morou na França e nos Estados Unidos onde ficou até 1976. Junto com Rosinha de Valença gravou um disco em 1977.

No ano seguinte compôs a música "Feira de Mangaio", parceria dele com sua esposa cantora Glória Gadelha e regravada por Clara Nunes com grande sucesso no disco Esperança. Sivuca incluiu a música em seu disco Cabelo de Milho, de 1980. Ainda gravou discos no Brasil e no exterior nos anos que se sucederam.

Em 1999, recebeu o título de Doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba. Em 2004 foi diagnosticado com câncer na laringe e passou dois anos lutando contra a doença até vir a falecer no dia 14 de dezembro de 2006 aos 76 anos de idade na cidade de João Pessoa, capital paraibana. Nesse mesmo ano, ainda em vida, recebeu o Prêmio Tim na categoria de melhor solista com o cd Sivuca Sinfônico, com participação da Orquestra Sinfônica de Recife, além de lançar o dvd Sivuca – O Poeta do Som.

Com mais de 40 discos gravados, Sivuca deixou um grande legado na música brasileira com suas composições além de suas habilidades como instrumentista, arranjador e maestro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário