3 de out. de 2014

Momento Flashback: Prince

Prince - Purple Rain

Prince Rogers Nelson, natural de Minneapolis, estado norte-americano de Minnesota, é um cantor compositor e guitarrista que iniciou sua carreira no final da década de 1970. Muitos o definem como um gênio, um louco, um exibicionista, mas é sempre tido como um renovador. Pois é com prazer cada vez maior que Prince apresenta a cada álbum, pequenas evoluções que os críticos e o público muitas vezes nem sabem como receber.

Seu primeiro disco For You saiu em 1978. Logo vieram novos álbuns como Prince (de 1979), Dirty Mind (de 1980), Controversy (de 1981) e 1999 (de 1982, que redefiniu a dance music na década). Em 1984, Prince teve uma banda que o acompanhava em seus shows chamada The Revolution e ganhou o prêmio de melhor canção original da Academia por "Purple Rain", além de melhor trilha sonora do filme homônimo, e o álbum foi escolhido pela Rolling Stone como um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos, dando uma nova cara ao pop contemporâneo e foi alçado ao posto de super estrela.

Em 1986 lançou um novo filme que foi considerado um fracasso, além de um novo disco intitulado Parade, apresentando uma verdadeira mistura de ritmos, e vendeu mais de 12 milhões de cópias. Depois da aclamação geral, Prince ainda fez a trilha sonora para o filme "Batman" em 1989, não sendo bem recebido pela crítica por ter cedido a um esquema comercial.

Já na década de 1990 houve mudanças de gravadora e Prince continuou a gravar novos álbuns. Em 2002, Prince lançou seu primeiro álbum ao vivo, One Nite Alone ... Live!, e em abril de 2004, Prince lançou o disco Musicology através de um contrato pela Columbia Records. Embora nunca foi considerado um grande sucesso comercial, Prince ainda continua inovando em suas apresentações e na sua música.

Nota do blog (atualização em 15/05/2016): No dia 21/04/2016, Prince morreu aos 57 anos de idade na casa onde morava, no estado norte-americano de Minnesota.

Nenhum comentário:

Postar um comentário