2 de out. de 2014

MPB Instrumental: Waldir Azevedo

Waldir Azevedo - Brasileirinho

Compositor e cavaquinista que mais contribuiu para a divulgação do choro nos anos 50, Waldir Azevedo nasceu no Rio de Janeiro no dia 27 de janeiro de 1923 e foi o compositor dos clássicos "Brasileirinho", "Pedacinhos do Céu" e o baião "Delicado", que alcançou enorme sucesso nos Estados Unidos na versão do maestro Percy Faith, entre muitos outros choros. 

Criado nos subúrbios do Rio de Janeiro, aprendeu flauta, violão e cavaquinho na infância. Mais tarde trabalhou na companhia de energia Light, emprego que abandonou em 1945 para ocupar a vaga de cavaquinho no regional de Dilermando Reis, na Rádio Clube do Brasil. No final de 1949 lançou o disco que continha "Brasileirinho", um enorme sucesso comercial em todo o mundo. 

Azevedo excursionou pela Europa, Japão e Estados Unidos tocando suas músicas. Algumas dessas turnês eram bancadas pelo Itamaraty, numa iniciativa de divulgar a música brasileira. Na década de 1970, mudou-se para Brasília onde viria a perder parte do dedo anelar esquerdo em um acidente com um cortador de grama ficando um período sem tocar, mas que logo voltaria a retomar suas atividades. 

Com mais de 30 discos gravados e várias composições feitas, Waldir Azevedo morreu em São Paulo no dia 20 de setembro de 1980.
---------------------------------------------------------
Fonte: CliqueMusic (com adaptações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário