18 de out. de 2009

Quem é Seal?

Seal - Kiss From a Rose

Nascido em Londres na Inglaterra, o cantor e compositor Seal se formou em Arquitetura e teve vários empregos, atuando como engenheiro elétrico, designer de roupas e outras ocupações, antes de se tornar cantor profissional.

No final dos anos 80, Seal se junta ao tecladista e produtor musical Adamski para compor seu primeiro grande sucesso e que o lançaria ao estrelato na década seguinte: "Killer". A faixa chegou ao primeiro lugar nas paradas do Reino Unido e logo estaria no álbum de estréia Seal, em 1991. A mesma música tornou-se ainda mais conhecida ao ser regravada mais tarde por George Michael.

Ainda em relação ao primeiro disco, também teve como destaque os hits "Future Love Paradise", "The Beginning", "Violet" e o grande sucesso "Crazy" que foi regravada por alguns artistas e deu maior projeção ao artista, vindo a consagrar seu trabalho com The Brit Awards (prêmio anual britânico da música pop), na categoria "Melhor Álbum Britânico", em 1992.

O segundo disco Seal II foi lançado em 1994 e lhe rendeu indicações ao Grammy no ano seguinte (prêmio máximo da música internacional), vindo a ganhar nas categorias "Melhor Interpretação Vocal", "Gravação do Ano" e "Canção do Ano" pela música "Kiss From a Rose", o maior sucesso deste disco que foi incluída na trilha sonora do filme Batman Eternamente, estrelado por Chris O'Donnell, Val Kilmer, Tommy Lee Jones e Jim Carrey. Outros sucessos também foram responsáveis pela boa receptividade do disco junto à crítica e ao público como "Prayer For the Dying", "Don't Cry" e "Bring It On".

Nenhum comentário:

Postar um comentário