21 de out. de 2009

Sururu na Roda, a banda

Sururu na Roda - Tô Voltando


A banda é formada por Nilze Carvalho (cavaco, bandolim e voz), Camila Costa (violão e voz) e Fabiano Salek e Silvio Carvalho (percussão e voz) que, juntos, apresentam regravações de clássicos da música brasileira, além de possuir composições próprias.

Criada no ano 2001 por Nilze e Camila que se conheceram na faculdade de música da UNIRIO (Universidade do Rio), onde estudavam e pouco depois, Fabiano e Silvio foram agregados ao grupo. Após algumas reuniões na tentativa de arranjar um nome, pintou o nome "Sururu na Roda" que traduzia melhor as brincadeiras que os integrantes faziam com os ritmos de samba-de-roda, chorinho e samba e passaram a se apresentar na Lapa, Rio de Janeiro, vindo a considerar um dos primeiros grupos responsáveis pela revitalização do bairro.

O primeiro disco vem no ano 2002 com Arco da Velha, onde reúne regravações de alguns sucessos do samba e da mpb como "Brasil Pandeiro / Izaura", "Sonho Meu", "Na Cadência do Samba / Cansado de Sambar", entre outros. O segundo álbum Sururu na Roda foi gravado dois anos depois, seguindo a mesma linha do primeiro trabalho, contendo releituras de sucesso e ainda contando com a participação de Chico Buarque.

Passa a se apresentar pelo Brasil com o sucesso devidamente reconhecido por alguns músicos e conquistado parte do público que acompanhava o grupo desde o início. No ano 2005, os integrantes viajam para os Estados Unidos apresentando seus shows e levando seus conhecimentos sobre o samba para aquele país. De volta ao Brasil, é convidado por Rodrigo Maranhão e sob sua produção, em 2007, para integrar o cd Samba Novo reunindo sucessos do samba brasileiro.

Em 2008, lança seu terceiro disco denominado Que Samba Bom, gravado ao vivo, contendo novas releituras e de autoria própria, que contou com participação do cantor Zeca Pagodinho. Um dos sucessos do novo trabalho do Sururu na Roda é a música "Errei", que foi incluida na novela global Caminho das Índias, dando reconhecimento nacional ao grupo que também contou com sua participação na estória de Gloria Perez. No mesmo ano, foi convidado para participar do dvd Samba Social Clube ao lado de artistas consagrados do samba como Beth Carvalho, Arlindo Cruz e Zeca Pagodinho, cantando o melhor do samba.




Nenhum comentário:

Postar um comentário