24 de dez. de 2009

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 18

A Tropicália

Enquanto a Jovem Guarda agitava o leste e sul do país, outro movimento partia da Bahia para o resto do Brasil: a chamada Tropicália. Liderada por Caetano Veloso, Gilberto Gil e outros famosos nomes da MPB, a Tropicália pretendia seguir - nas palavras de Caetano - "a linha da música brasileira".

Participaram do primeiro disco deste mvimento baiano um grupo chamado Os Mutantes, de onde saiu ninguém menos do que a maior roqueira do Brasil: Rita Lee. Podemos hoje dizer que Os Mutantes foram uma banda que passeava entre a Tropicália e a Jovem Guarda sem nenhum problema.

Na guitarra, Sérgio Dias, que define muito bem o que foi a banda: "a esperiência de 3 garotos que tinham os ingredientes necessários para formar uma vanguarda... combinaram criatividade, técnica e alegria. Onde começava uma coisa e terminava outra, não dá pra dizer. Experimentavam o tempo todo e, por isso criavam, inventavam... sempre preocupados com a qualidade da música, o sucesso seria consequência".

O outro terceiro integrante da banda era Arnaldo Dias, irmão de Sérgio. Um outro irmão da família Dias - Cláudio César - tinha uma banda de surf-rock com nome em inglês: The Woodfaces (Os Caras-de-Pau). Na bagunça entre a Jovem Guarda, Tropicália e ainda a Bossa Nova, os Woodfaces acabaram porque parte do grupo queria tocar bossa.

Em 1965, Rafael dos Woodfaces - que não queria saber de bossa - chamou mais duas garotas para tocar. As convidadas eram Suely e Rita Lee e se juntaram também os irmãos Sérgio e Arnaldo, mais o baterista Pastura e formaram mais um grupo com nome em inglês: Six Sided Rockers.

Continuarei no próximo ano a falar do surgimento dos Mutantes e sua importância na mpb. Até lá!


Nenhum comentário:

Postar um comentário