20 de dez. de 2009

O início da carreira de Ivone


D. Ivone Lara - Os Cinco Bailes da História do Rio

Nascida no Rio de Janeiro em 1922 e moradora de Madureira, a cantora adotou o nome artístico de Ivone Lara e passou a frequentar a escola de samba Prazer da Serrinha, onde conheceu o filho do presidente com quem se casou, para a qual compôs muitos sambas e partidos-altos, como a música "Nasci Para Sofrer", que se tornou hino da escola. Ao se desmembrar, a escola Prazer da Serrinha deu origem a uma das famosas escolas de samba do Rio de Janeiro, em 1947: a Império Serrano. Desta escola, Ivone participou de sua fundação, sendo madrinha da ala dos compositores e integrante da ala das baianas.

Porém, um pouco antes, ela recebeu aulas de canto com Lucília Villa-Lobos (mulher do maestro e músico erudito Heitor Villa-Lobos) e conheceu novos parceiros e companheiros musicais como Silas de Oliveira (autor de "Aquarela Brasileira") e Mano Décio da Viola.

Na década de 1960, Ivone compôs o samba "Não Me Perguntes", "Agradeço a Deus" (em parceria com Mano) e "Os Cinco Bailes da Corte" (ou "Cinco Bailes da História do Rio"), sendo esta última seu maior êxito como samba-enredo feito em parceria com Silas de Oliveira para o desfile da escola Império Serrano, em 1965, que se sagrou vice-campeã naquele ano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário