24 de dez. de 2009

Natal: A vivência de dois deuses - interior e exterior

Natal não representa uma data histórica comemorada pela Igreja Católica e algumas religiões para lembrarmos do nascimento Daquele que viria a ser o nosso Salvador; Daquele que viria a dar sua vida para perdoar a todas as maldades cometidas pelos homens na terra, aos olhos de Deus-Pai e vindo a nos salvar: Natal é mais que uma celebração.

O que nós aprendemos, seja nas lições religiosas, na Bíblia, na Igreja, além de todos os ensinamentos e princípios cristãos, são passados de geração em geração. Será que todos pensaram nisso? A vida até hoje representa um grande enigma que nem a própria Igreja soube desvendar há muito tempo por condenar a ciência. Acredito também que nem os cientistas, embora pelas suas teorias e aplicações fossem capazes de realizar descobertas significantes, chegaram perto.

Acredito que cada um tem sua própria concepção sobre o valor da vida, sobre como pode compreender melhor o mundo em que vive, os princípios morais e éticos passados pela família e sociedade, mas esquecem de passar a viver o presente contemplando dois "deuses": um exterior que é o divino, abstrato, celestial ensinado pelas diversas doutrinas religiosas, e outro interior que vive em nosso ser, existencialista, sentimental que chamamos de amor, o qual possui vários significados e acepções múltiplas que vivemos e interpretamos de acordo com o momento e com o mundo.

Mas, no mundo de hoje, como pensarmos no Natal já que muita gente ainda não conhece os significados e acepções amorosas ou que mistura os seus conceitos? As guerras, a fome, a ignorância, o ódio dos homens afastam a compreensão do "deus íntimo" e muitos de nós não olhamos esse lado como se quiséssemos tapar o sol com a peneira ou por achar que o Natal é só momento de alegria e que a tristeza é passageira. Não é passageira de forma alguma, o que falta na sociedade hoje é buscar um elo de ligação entre os dois deuses que, por vezes, deixamos de acreditar, mesmo sem ter intenção.

Devido a falta de compaixão com o próximo, o mundo vive hoje uma falta de amor mútuo que só existe apenas a pequenos grupos ou comunidades que compartilham os mesmos valores que podem ser adversos aos outros grupos ou comunidades diferentes. O amor é único, embora a unanimidade é praticamente impossível de ser conquistada pois, para alguns, não existe esperança por um mundo melhor devido à falta de esperança e de atenção dada a eles.

A harmonia ainda é uma chave que pode ser alcançada, embora não se sabe quando. Talvez em um futuro próximo ou distante. Mas, no mundo, é preciso que todos nós possamos unir nossos sentimentos, estabelecermos um elo, passarmos a contemplar os dois deuses e acreditarmos como um Deus único capaz de juntarmos todas as nossas forças para vencermos todos os males da terra. Pra mim, o verdadeiro significado e fundamento do Natal seja a esperança por um futuro melhor, de união, de fraternidade, de amor pelo próximo, de compaixão, para repartirmos o pão e o fruto a todos que precisam. É preciso que deixemos nascer, crescer e fluir a paz, o amor e a união. Por isso, espero que todos, ao lerem minha mensagem, possam refletir sobre tudo isso e terem um Natal muito feliz, com tudo de bom que puder proporcionar esse presente tão bonito e válido que qualquer coisa material: A nossa vida.

Para inspiração de minha mensagem, segue esta belíssima letra para ilustrar as felicitações natalinas que passo a todos os parentes e amigos. A todos, um FELIZ NATAL!




Beto Guedes - O Sal da Terra

Anda!
Quero te dizer nenhum segredo
Falo nesse chão, da nossa casa
Bem que tá na hora de arrumar...

Tempo!
Quero viver mais duzentos anos
Quero não ferir meu semelhante
Nem por isso quero me ferir

Vamos precisar de todo mundo
Prá banir do mundo a opressão
Para construir a vida nova
Vamos precisar de muito amor
A felicidade mora ao lado
E quem não é tolo pode ver...

A paz na Terra, amor
O pé na terra
A paz na Terra, amor
O sal da...

Terra!
És o mais bonito dos planetas
Tão te maltratando por dinheiro
Tu que és a nave nossa irmã

Canta!
Leva tua vida em harmonia
E nos alimenta com seus frutos
Tu que és do homem, a maçã...

Vamos precisar de todo mundo
Um mais um é sempre mais que dois
Prá melhor juntar as nossas forças
É só repartir melhor o pão
Recriar o paraíso agora
Para merecer quem vem depois...

Deixa nascer, o amor
Deixa fluir, o amor
Deixa crescer, o amor
Deixa viver, o amor
O sal da terra


Nenhum comentário:

Postar um comentário