19 de set. de 2010

O "Vandré" de Geraldo


Geraldo Vandré - Porta-Estandarte

Geraldo Pedrosa de Araújo Dias é o nome de batismo dado pelos seus pais: o médico José Vandregísilo e D. Maria Eugênia. Nasceu em João Pessoa, capital da Paraíba em João Pessoa no dia 12/09/1935 e desde criança já tinha desejo de cantar e de ser cantor, tanto que chegou a participar em festivais de música no colégio onde estudou. Na Rádio Tabajara de João Pessoa, Geraldo se apresentou em um programa de calouros.

Mudou-se para o Rio de Janeiro ainda na adolescência com a família, em 1951. Lá, conheceu pessoas ligadas à música como o produtor, compositor e instrumentista Eduardo Lincoln, que levou Geraldo pra conhecer o pianista Luiz Eça (que formaria mais tarde um dos mais famosos conjuntos instrumentais da década de 1960: o Tamba Trio). Segundo o renomado crítico musical Tárik de Souza, em seu artigo publicado no livro "Oitenta", pela L&PM Editores, de 1979, disse que "em termos musicais, ele começava a travar uma luta sonora com o meio ambiente da bossa nova e com suas próprias influências jazzísticas".

Paralelo às suas apresentações que fazia com eles, Geraldo ingressou na Faculdade Nacional de Direito (hoje: Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro), entre 1957 e 1961, onde conheceu o compositor Carlos Lyra. Antes, Geraldo chegou a defender a música "Menina" (composição de Lyra) em um concurso promovido pela TV-Rio, usando o pseudônimo Carlos Dias (inspirado nos cantores Carlos Galhardo e Carlos José). Era o início da amizade e parceria entre eles que resultaria nas futuras composições como "Quem Quiser Encontrar o Amor" (primeiro sucesso de 1961) e "Aruanda".

Torna-se militante estudantil e integrante do Centro Popular de Cultura da União Nacional dos Estudantes (UNE). Mais tarde, através de um encontro com o folclorista Valdemar Henrique, surgiu a oportunidade de se apresentar no programa da Rádio Roquete Pinto, já adotando o nome "Vandré", que resultou da abreviatura do nome do pai. Após a conclusão do curso, Geraldo Vandré passou a se dedicar de vez à música e que viria a se tornar um dos grandes nomes da música popular brasileira na década de 1960.

Em 1962, Geraldo se apresentou no Juão Sebastião Bar em São Paulo, onde iniciou trabalhos com Luís Roberto, Baden Powell e Vera Brasil. Neste mesmo ano gravou com Ana Lúcia a música "Samba em Prelúdio" (de Baden Powell e Vinícius de Moraes), pela Áudio Fidelity, com grande sucesso. Casa-se com a jornalista Nilce Tranjan em 1964 que veio a apoiar a carreira musical de Geraldo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário