18 de nov. de 2010

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 48


Tchaikovski - O Lago dos Cisnes

Piotr Ilyich Tchaikovski (ou Tchaikovsky) foi um compositor russo nascido em Votkinsk, no ano de 1840, que se tornou muito conhecido no Ocidente pela sua música e harmonia.



A música começou a fazer parte de sua vida ainda na infância, tendo aprendido a tocar árias de moda em um pequeno piano de sua casa. Ao se mudar em 1848 para São Petersburgo, passou a ter aulas de música. Logo depois estudou Direito pela Escola de Direito de São Petersburgo, onde cursou até 1859, se torna funcionário público do Ministério da Justiça e, logo depois, matriculou-se no Conservatório de Música da cidade. A partir daí, Tchaikovski abandonou a carreira administrativa para dedicar-se à música e, em 1866, foi nomeado professor do Conservatório de Moscou.



Passa a conhecer grandes músicos clássicos da época como Rimsky-Korsakov, Liszt, Balakirev, entre outros. Em 1876, conhece a baronesa Nadyezhda von Meck, a quem dedica a "Sinfonia nº 4 em Fá Menor", opus 36. No mesmo ano, nasce uma de suas grandes obras, ao receber o encargo de um coreógrafo do Teatro Bolshoi de Moscou: o balé "O Lago dos Cisnes".



Como regente, empreendeu diversas viagens pela Europa e uma pelos EUA em 1891, enquanto firmava sua reputação como autor. Em junho de 1893, Tchaikovsky recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Cambridge. Em outubro do mesmo ano sua saúde se agrava profundamente. Dia 6 de Novembro de 1893, Tchaikovsky morre aos 53 anos, em São Petersburgo.



Sua obra, muito extensa, abrange todos os gêneros: seis sinfonias; aberturas (como "Romeu e Julieta", "1812" e "Hamlet"); o poema sinfônico "Francesca da Rimini" (1877); óperas ("A Dama de Espadas", de 1890); três concertos para piano; quartetos para cordas; numerosas coleções para peças de piano (como a conhecida "Valsa Em Fá Sustenido Menor"); entre outras. Um de seus últimos trabalhos foi o balé "O Quebra-Nozes", criado entre 1891 e 1892.



Tchaikovski foi um compositor altamente emocional, às vezes melodramático. É duplamente discutido, seja no Ocidente pelos admiradores e adversários, e na Rússia por sua qualidade de compositor nacional ou, ao contrário, ocidentalizado.



Próxima semana falarei de Rimsky-Korsakov, até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário