16 de jun. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 68

A História dos Festivais da Música Popular - 3ª parte

Desde a estréia da TV Record no ar na televisão brasileira em 1953, a música brasileira passou a ser destaque na emissora, principalmente após a realização do seu I festival de Música Popular em 1960.

Mas foi com o programa O Fino da Bossa, apresentado por Elis Regina e Jair Rodrigues, que deu a maior projeção À TV Record, vindo a consolidar na audiência e entrar na disputa com as TVs Excelsior e Tupi. Com sua estréia em 1965, o programa revelou nomes como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Zimbo Trio e Maria Bethânia, além de outros. Logo depois, a emissora resolveu abrir novos programas ligados à música como o Bossaudade (apresentado por Elizeth Cardoso e Ciro Monteiro) e Jovem Guarda (apresentado por Roberto Carlos e que seria forte concorrente do programa O Fino da Bossa pela audiência).

Em junho de 1966, a TV Excelsior realiza o II Festival da Música Popular Brasileira. Foi vencedora a música "Porta-Estandarte", marcha-rancho de Fernando Lona e Geraldo Vandré, interpretada por Tuca e Aírton Moreira. Seus autores fizeram jus ao Berimbau de Ouro e a 20 milhões de cruzeiros velhos (moeda da época). Em seguida, pela ordem de classificação, vieram: Nilson com "Inaê" (de Vera Brasil e Maricene Costa) em 2º lugar, recebendo o Berimbau de Prata e 10 milhões de cruzeiros velhos; Cláudia com "Chora Céu" (de Adilson Godói e Luís Roberto) em 3º lugar, recebendo o Berimbau de Bronze e 5 milhões de cruzeiros velhos; Milton Nascimento com "Cidade Vazia" (de Baden Powell e Lula Freire) em 4º lugar; e Maria Odete com "Boa Palavra" (de Caetano Veloso) em 5º lugar.

Entre setembro e outubro do mesmo ano, a TV Record volta a realizar o seu festival após 5 anos. O II Festival de Música Popular Brasileira tinha a Viola de Ouro como sua premiação máxima, além de 30 milhões de cruzeiros velhos. Realizado no Teatro Record, o festival teve momentos de tensão, principalmente pela disputa das canções que caíram no gosto do público e, até mesmo, mudança nas votações dos jurados para a escolha do primeiro lugar. Tanto é que as músicas "A Banda", composição de Chico Buarque e interpretada por ele e Nara Leão, e "Disparada", composta por Geraldo Vandré e Téo de Barros que foi defendida por Jair Rodrigues, Trio Maraiá e Trio Novo, acabaram empatando em primeiro lugar (ocorre que "A Banda" ganhou no voto dos jurados, mas por imposição do próprio Chico, além do coro feito pelo público, fez com que os jurados mudassem as votações dando a "Disparada" a mesma colocação).

Seguindo a ordem de classificação, o festival teve Elza Soares com "De Amor ou Paz" (de Luís Carlos Paraná e Adauto Santos) em 2º lugar, Jair Rodrigues com "Canção Para Maria" (de Paulinho da Viola e J. C. Capinam) em 3º lugar, MPB-4 com "Canção de Não Cantar" (de Sérgio Bittencourt) em 4º lugar, e Elis Regina com "Ensaio Geral" (de Gilberto Gil) em 5º lugar. O cantor Jair Rodrigues que defendeu duas canções ganhou maior visibilidade em sua carreira musical.

Semana que vem, falarei sobre os primeiros festivais realizados pelas TVs Rio e Globo, além do III Festival de Música da TV Record. Até lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário