26 de jun. de 2011

Quem é Maysa?

Maysa - Adeus

Maysa Figueira Monjardim é descendente da influente e tradicional família Monjardim, do estado do Espírito Santo. É filha do advogado Alcebíades Guaraná Monjardim e Inah Figueira, além de bisneta do Barão de Monjardim (Alfeu Adolfo Monjardim de Andrade e Almeida) e, apesar das dúvidas sobre seu local de nascimento, sua família morava em Vitória-ES. Porém, sua mãe resolveu dar a luz no Rio de Janeiro, na clínica de seu avô paterno Manuel Silvino Monjardim que era médico e político no dia 06 de junho de 1936. O nome Maysa inspirou-se no nome de uma grande amiga de sua mãe Inah chamada Maria Luysa.

Maysa e seus pais se mudaram para Bauru e depois São Paulo. O pai de Maysa era boêmio e conheceu muitos amigos no meio artístico e político. Maysa iniciou seus estudos no Colégio Assunção e internou-se no Colégio Sacré-Coeur de Marie de São Paulo. Durante a infância e adolescência, Maysa já começava a ter gosto pela música. E foi com 12 anos de idade que compôs sua primeira canção: "Adeus". Ainda chegou a ter aulas de piano e aprendeu a tocar violão.

Entre 17 e 18 anos, após sua saída do colégio, Maysa se casou com André Matarazzo Filho, descendente de uma grande, rica e influente família de origem italiana - os Matarazzo - que morava numa mansão situada na Avenida Paulista, em São Paulo, perto dos pais da futura cantora. Ela o conheceu ainda na infância em Poços de Caldas-MG.

Grávida, Maysa foi convidada pelo produtor musical Roberto Corte Real que se encantou com sua voz para gravar seu primeiro disco pela gravadora RGE. Do casamento de Maysa e André, nasceu seu único filho Jayme Monjardim, atual diretor de cinema e novela da televisão brasileira, e o primeiro trabalho de Maysa veio seis meses depois com o LP Convite Para Ouvir Maysa, um disco totalmente autoral destinado a arrecadação de fundos ao Hospital Central do Câncer de São Paulo (atual Hospital A.C. Camargo), com destaque para as músicas "Adeus" e "Resposta", mesmo com oposição de seu marido André que não aceitava com a idéia de sua esposa tornar-se cantora.

Era o início da carreira de Maysa Figueira Monjardim Matarazzo, ou simplesmente Maysa, que a consagrou como autora e intérprete da chamada "música de fossa".

2 comentários:

Otavio Macedo disse...

Excelente texto. Só um detalhe: Poços de Caldas fica em MG.

Junior Bastos disse...

Obrigado por chamar minha atenção. Já retifiquei o texto.

Postar um comentário