13 de nov. de 2011

Leci Brandão e seu reconhecimento nacional

Leci Brandão - Olodum, Força Divina

Com suas composições de cunho social, Leci Brandão ia aos poucos conquistando seu espaço. Após cantar "Essa Tal Criatura" (de sua autoria, do disco homônimo) em uma apresentação no Festival da MPB-Shell em 1980 promovido pela TV Globo, teve de rescindir seu contrato por não estar de acordo com as imposições de sua gravadora e fica quase 5 anos sem gravar, participando de movimentos sociais e políticos.

Após assinar novo contrato com a gravadora Copacabana, ela grava novas músicas, incluindo as vetadas pela antiga gravadora (entre elas estava "Zé do Caroço", de sua autoria), em seu novo LP Leci Brandão e ainda trouxe novos sucessos como "Papai Vadiou" e "Isso É Fundo de Quintal". A partir daí, a cantora vai ganhando destaque no cenário do samba carioca e nacionalmente, lançando novos trabalhos e ganhando seu devido reconhecimento.

Logo depois grava o LP Dignidade em 1987 que emplaca novos sucessos como "Só Quero Te Namorar". No auge do samba-reggae que estava fazendo sucesso na Bahia, Leci Brandão se identifica com a música baiana e grava Um Beijo no Seu Coração em 1988, com destaque para "Olodum, Força Divina" (de Betão e Tonho Matéria, feita para a banda baiana Olodum) que se torna uma das mais tocadas no país, lhe rendendo um disco de ouro. No ano seguinte lança As Coisas Que Mamãe Me Ensinou que trouxe a regravação de "Deus do Fogo e da Justiça", de autoria de Carlinhos Brown, gravada originalmente pela banda Ara Ketu. Dentro deste período, é convidada pela TV Globo para ser comentarista do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário