18 de nov. de 2011

Momento Flashback: The Clash


The Clash - Should I Stay Or Should I Go?

Banda punk rock inglesa formada em 1976 por Joe Strummer (vocalista e guitarra) que se uniu a Mick Jones (guitarra), Paul Simonon (baixo), Keith Levene (guitarra) e Terry Shimes (bateria). Logo após o lançamento do primeiro disco homônimo em 1977, Chimes foi substituído pelo baterista Topper Headon, e o guitarrista Levene sai da banda.

Inicialmente, The Clash se apresentou como banda de apoio dos Sex Pistols, uma das maiores do punk rock na época, até conseguir um contrato com a gravadora CBS para gravar seu primeiro compacto e um LP. A carreira que começava aos poucos fazia os integrantes a pensarem alto e investir também no mercado americano, mas não obteve êxito no segundo disco Give'em Enough Rope lançado em 1978, embora tenha sido bem recebido na Inglaterra. Este fato seria suprido com o terceiro disco duplo London Calling, que foi eleito o melhor álbum da década pela Rolling Stone.

No início da década de 1980, The Clash passou a mesclar diversos ritmos, desde o ska e jazz ao rockabilly, no seu quarto trabalho que não agradou aos seus fãs. Dois anos depois grava Combat Rock que trouxe dois de seus grandes sucessos: "Should I Stay Or Should I Go?" e "Rock the Casbah". Porém, este seria o último disco com a formação original da banda que sofreu mudanças na sua formação devido a diversas brigas e tensões entre os integrantes que culminaram na saída de Topper e Mick Jones um ano depois.

Em 1985, The Clash lançou seu último disco Cut the Crap, tendo baixo rendimento nas vendas e recepção do público. Após realizar alguns shows, Strummer decide acabar com banda em 1986 e todos os integrantes partiram para seus projetos pessoais, chegando a formar novas bandas.

Na curta duração de 10 anos de carreira, The Clash marcou gerações como uma das bandas mais expoentes do punk rock mundial. Em 2002, Joe Strummer faleceu devido a um colapso provocado por um ataque cardíaco fulminante em sua casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário