17 de nov. de 2011

A Música no Mundo e no Brasil - Parte 85

Eclipse - Makes Me Love You

Difícil falar da música eletrônica sem conhecer a história da house music, gênero musical norte-americano que foi um dos sons pioneiros do ritmo que ouvimos em várias boites, raves e festas badaladas animadas pelos disc joqueys (ou DJ's).

Tudo começou com o lançamento do filme Os Embalos de Sábado à Noite, estrelado pelo ator John Travolta em 1977 que, com o sucesso nos cinemas, iniciou uma febre da disco music representada por artistas como Donna Summer, Tina Charles e Gloria Gaynor que foi bastante divulgada em várias discotecas do país, causando certa irritação aos roqueiros da época.

Em 1978, a banda punk D.O.A. (abreviatura de Dead On Arrival) lançou o single "Disco Sucks", protestando contra a disco music que fez vários roqueiros perderem seu espaço, tanto nas gravadoras como nas programações das rádios. O protesto vai ganhando corpo com vários manifestantes aderindo à causa até que, no dia 12 de julho de 1979, o DJ Steve Dahl organiza um evento que ficou conhecido como “Disco Demolition Night” em pleno estádio de beisebol Comiskey Park. Durante o jogo no local, mais de 50 mil pessoas queimaram seus LPs de disco music na manifestação.

Daí marca uma transição para a entrada da música eletrônica que iria fazer sucesso no início da década de 1980 com o synthpop (originado pelo uso dos sintetizadores eletrônicos) e a house music. Como as gravadoras se viram acuadas com o fim da disco music e sem opções de mercado, várias discotecas iam perdendo sua razão de existir. Contudo, no clube Warehouse, localizada na cidade de Chicago, estado de Illinois, um novo ritmo passou a ser difundido entre os frequentadores do local por conta de seu diretor, DJ e produtor musical Frankie Knuckles.

Utilizando-se de elementos de mixagem e ritmos trazidos do Reino Unido e influências na soul music, a batida rápida contemporânea de 4/4 proveniente de uma bateria eletrônica e acompanhada de baixo (algumas vezes com vocais) seria batizada de "house music" e iria ganhar o país e o mundo alguns anos depois. Com a saída de Knuckles da night club, Jesse Saunders assumiu a produção e o controle da Warehouse, introduzindo novos elementos à house music, ajudando na sua expansão e divulgação, inclusive gravando discos.

Com o fim do clube, a house music ganhou força e até ganhou novas variantes como a acid house e ilustres representantes. Alguns artistas foram responsáveis pela sua divulgação ou influenciados pelo ritmo como The Maxx, Michael Gray, Erasure, Eclipse, DJ Afrojack (Nick Van de Wall), DJ Paul Harris, DJ Memê, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário