7 de out. de 2012

Vinícius de Moraes e o Modernismo

Toquinho e Vinícius de Moraes - Garota de Ipanema


Recebendo como herança todas as conquistas da geração de 1922, ano em que foi realizada a Semana da Arte Moderna que marcou uma literatura mais nacionalista e crítica inspirando-se nas vanguardas européias, a segunda fase do Modernismo brasileiro se estendeu de 1930 a 1945, sendo um período rico tanto pela produção poética como na prosa, no meio das transformações sociais ocorridas na primeira metade do século XX.

A poesia nesta fase literária, representa um amadurecimento e aprofundamento das conquistas da geração de 1922, apresentando questionamentos sobre o indivíduo e a realidade social e politizada. Por outro lado, surge uma corrente mais voltada para o espiritualismo e o intimismo que marcará a obra de alguns poetas nesta fase, entre eles, o próprio Vinícius de Moraes.

O início da carreira de Vinícius está intimamente ligado ao Neo-Simbolismo da corrente espiritualista e à renovação católica da década de 1930. Sua vocação literária surgiu quando ainda estudava na Faculdade de Direito do Catete, bem como seu gosto de escrever letras para músicas (as primeiras canções foram com os Irmãos Tapajós). Seu primeiro livro O Caminho Para a Distância foi publicado em 1933, com cerca de 40 poemas de Vinícius. Percebe-se, em vários de seus poemas desta fase, um tom bíblico em seus versos a exemplo do poema "O Dia da Criação". Por outro lado, boa parte de sua obra também mostra um outro enfoque voltado para o sensualismo, acentuando uma contradição entre o prazer da carne e a formação religiosa.

Em 1938, Vinícius de Moraes recebeu a primeira bolsa do Conselho Britânico para a Universidade de Oxford, onde foi estudar língua e literatura inglesa. Já tinha, então, publicado mais três livros de poesia: Forma e Exegese (1935), Ariana, a Mulher (1936) e Novos Poemas (1938). Na Inglaterra, acabou de escrever Cinco Elegias, publicadas no Brasil em 1943.

Na sua poesia, Vinícius buscou valorizar a felicidade, a alegria, a plena realização do amor como razão da vida, mas também a temática social. Na década de 1950, sua importante participação na evolução da música popular brasileira ajudou a difundir a bossa nova para o Brasil e para o mundo, unindo-se ao maestro Tom Jobim e compondo grandes clássicos como "Chega de Saudade" (que marcou o nascimento do movimento com a gravação de João Gilberto em 1958), "Eu Sei Que Vou Te Amar" e "Garota de Ipanema", sendo esta uma das músicas mais gravadas em todo o mundo, perdendo apenas para "Yesterday", dos Beatles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário