7 de out. de 2012

Vinícius de Moraes e seus últimos trabalhos

Maria Creuza, Toquinho e Vinícius - Tarde Em Itapoan


Em 1968,  durante o período da Ditadura Militar no Brasil, Vinícius se afastou compulsoriamente da carreira diplomática que exercia desde 1943 quando estava em Portugal. Um ano depois, lança seu livro Obra Poética e parte para Punta Del Este, no Uruguai, junto com Dorival Caymmi e Maria Creuza realizando uma apresentação. É neste período que inicia uma parceria de sucesso com Toquinho, que irá durar até o fim de seus dias.

Em 1970, Vinícius se apresenta no Canecão, no Rio de Janeiro, ao lado de Tom Jobim, Toquinho e Miúcha com grande sucesso. Logo depois, se apresenta em Buenos Aires na Argentina com Maria Creuza e Toquinho, cujo show foi gravado ao vivo em LP no mesmo ano, reunindo grandes sucessos da trajetória do poeta.

A parceria de Toquinho e Vinícius rendeu vários shows pelas cidades brasileiras, além de compor vários sucessos juntos como "Tarde Em Itapoan", "Como É Duro Trabalhar" e "Como Dizia o Poeta" e lançando discos memoráveis como O Poeta e o Violão, gravado em 1975 em Milão, na Itália. Em 1978, durante sua visita em Portugal, grava um disco com a cantora portuguesa Amália Rodrigues. Dois anos depois, lança o disco A Arca de Noé com poemas infantis baseados no livro homônimo musicados e interpretados por vários intérpretes da música brasileira. O sucesso comercial do álbum resultou no especial da TV Globo, exibido no mesmo ano.

E é em 1980, no dia 09 de julho, que Vinícius de Moraes morre em sua casa no Rio de Janeiro. Entretanto, sua obra artística na poesia, na música e no teatro merece todo reconhecimento pelo que tem feito. Foi homenageado pela Escola de Samba Império Serrano em 2011 com o samba-enredo "A Bênção, Vinícius".

Nenhum comentário:

Postar um comentário